ATLETA APCEF MG E JAIR FERREIRA.jpg

03/10/2019 18:56 / Atualizado em 03/10/2019 18:58

Fenae e Apcef/MG apoiam atleta da ginástica rítmica

Maria Clara Souza tem se destacado em competições nacionais e internacionais, conquistando medalhas e títulos de campeã na modalidade

Após várias conquistas na fase infantil e juvenil, a atleta de ginástica rítmica Maria Clara Figueiredo de Souza, apoiada pela Fenae e Apcef/MG, começa a alçar voos em competições na categoria adulto. Prestes a completar 16 anos, a ginasta sagrou-se campeã mineira, conquistando quatro medalhas de ouro (individual geral, arco, bola e fita) e uma medalha de prata (na modalidade maças). A competição foi realizada nos dias 27 e 28 de setembro, no ginásio do Clube Belo Horizonte.

A partir deste mês, ela intensifica os treinamentos para um novo desafio: os Jogos Escolares da Juventude, que ocorrerá em Blumenau (SC), de 16 a 30 de novembro. Maria Clara é filha do empregado da Caixa e associado da Apcef/MG, Maurilio Oliveira de Souza. Em 2019, a ginasta também foi campeã dos Jogos Escolares de Minas Gerais.

Nesta quinta-feira (3), a atleta e a mãe Adriana dos Santos Figueiredo Souza visitaram a Fenae para agradecer o apoio da entidade e da associação mineira. Elas foram recebidas pelo presidente da Federação, Jair Pedro Ferreira.

“É motivo de orgulho ver o desempenho dessa talentosa atleta e saber que de alguma forma, através do apoio da Apcef/MG, estamos contribuindo para que obtenha novas conquistas”, disse Jair Ferreira.

Segundo o presidente da Apcef/MG, Paulo Damasceno, a entidade acompanha a trajetória da ginasta desde a categoria infantil. “É uma história de muita batalha, a ginástica rítmica é um esporte de muito sacrifício e dedicação. A Maria Clara está de parabéns pelos resultados que tem conseguido nas competições. Para nós, é importante ter a atleta representando a associação”, acrescentou.

Dedicação

Maria Clara começou a praticar ginástica rítmica aos sete anos. Em quase 10 anos, a atleta participou de inúmeras competições, colecionando mais de 100 medalhas e vários títulos.

O último ano na categoria juvenil foi marcado por expressivas conquistas, segundo relata a ginasta. Em 2018, Maria Clara disputou o Panamericano de Ginástica Rítmica em Medellin, na Colômbia, quando conquistou a medalha de bronze por equipes e também classificou-se para final do aparelho arco, terminando a competição em sexto lugar. Outro destaque no ano passado foi o título de campeã juvenil-nível 1 do Torneio Estadual de Ginástica Rítmica da Federação Mineira de Ginástica.

Maria Clara também representou o Brasil no Campeonato Sulamericano de Ginástica Rítmica, conquistando medalhas em todas as provas que disputou: ouro no aparelho bola e bronze no arco e na fita. Além disso, ajudou a equipe brasileira na conquista da medalha de ouro por equipes.

A temporada 2018 da ginasta foi encerrada com a participação no Campeonato Brasileiro Juvenil. Maria Clara levou para casa duas medalhas de bronze.

“Graças ao apoio que tenho recebido da Fenae e da Apcef/MG, eu pude participar de competições importantes como o Sulamericano e fiz alguns cursos”, destaca a atleta.

Confira mais no vídeo: https://youtu.be/0ba_gAOxuK0