GastronomiaManaus600x400.jpg

20/08/19 12:28 / Atualizado em 20/08/19 12:38

Fenae e Apcef/AM realizam em Manaus o curso de Gastronomia e Harmonização de Vinhos

Cerca de 20 ampregados da Caixa Econômica Federal e associados à Apcef/AM acompanham as aulas, que vão até quinta-feira (22). A ideia é oferecer o curso às outras cidades da região Norte

Começou nesta segunda-feira (19), em Manaus, o curso presencial de Gastronomia e Harmonização de Vinhos, promovido pela Rede do Conhecimento da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef/AM). As aulas ocorrem na Escola de Culinária Alquimia Arte Culinária, localizada no bairro do Vieira Alves, com duração de quatro horas diárias, finalizando na quinta-feira (22).

Na primeira noite de curso, cerca de 20 funcionários da Caixa Econômica Federal e associados à Apcef/AM acompanharam as orientações e dicas de higiene e segurança na cozinha, demonstração da forma correta do manuseio de facas, além da forma de armazená-las e de cuidar dos instrumentos. Henrique Salsano e Pablo André serão os chefs que comandarão os alunos nesses quatros dias, nos quais serão transmitidas as noções básicas para com o preparo dos legumes, vegetais, peixe, frangos, carne vermelha, entre outros alimentos da culinária.

O diretor da Fenae na Região Norte, Jerry Fiusa, destaca a felicidade de trazer este curso para Manaus. A ideia, diz Fiusa, é estendê-lo para as outras cidades na Região.

Sentimento de satisfação

Osmar Pantoja, diretor-presidente da Apcef/AM, conta sobre a satisfação de poder contribuir com a realização desse evento em Manaus: “Com muito prazer fazemos parte desse momento tão delicioso. Montamos uma estrutura confortável e bastante equipada, aqui na Alquimia, para receber nossos colaboradores e oferecer a eles uma experiência extraordinária”.

O gastrônomo e professor, Henrique Salsano, destaca a importância do curso. “A ideia do curso é mostrar para as pessoas que todo mundo pode cozinhar. É se aproximar do alimento e ter a noção dos benefícios que os alimentos podem trazer”, ressalta. O chefe Pablo André espera que os alunos terminem esse curso tendo a noção básica para com os legumes, vegetais, peixe, frangos entre outros alimentos da culinária.

Antes de pôr a mão na massa, a higiene é indispensável

No primeiro dia, Henrique Salsano deu dicas de higiene e segurança na cozinha, orientou e demonstrou a forma correta do manuseio de facas e seus diversos modelos, como por exemplo, a Chaira, considerada indispensável para manter uma boa linha de corte. Mostrou o esmeril para afiar as facas e orientou a melhor a forma de armazená-las e os cuidados para que tenham uma vida prolongada.

Em Manaus, os alunos de Gastronomia das instituições de ensino Fametro e Uninassau estão auxiliando os chefes, colocando em prática tudo o que já vêm aprendendo dentro de sala de aula. Os participantes do curso aprenderão a preparar uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. A Rede do conhecimento busca aproximar mais os seus participantes e colaboradores, com seus cursos à distância e plataforma dinâmica com os cursos presenciais. São 110 cursos na modalidade de Ensino à Distância. Atualmente 40 mil pessoas acessam a plataforma.