Anapar

11/01/2018 08:00 / Atualizado em 01/02/2018 12:06

Fenae e Anapar analisam propostas de alteração na regulação dos fundos de pensão

Nesta quarta-feira (11), Fenae e a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar) se reuniram para debater as propostas de alteração na regulação dos fundos de pensão, que estão em discussão no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC). As alterações nas resoluções CGPC nº 26 e 18 podem trazer grandes impactos atuariais para os planos de benefícios, a exemplo da metodologia de equacionamento.

“As alterações nas normas da Previc podem ser determinantes para a melhora da situação dos planos de benefícios da Funcef, ou podem provocar ainda mais prejuízos. Precisamos participar desse debate”, afirma a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.

As equipes técnicas da Fenae e da Anapar analisaram as sugestões de alterações apresentadas pela Previc e estão trabalhando na elaboração de propostas mais aderentes às necessidades dos participantes, tendo como objetivo o equilíbrio dos planos.

“A regulamentação do setor precisa evoluir tendo como premissa básica a defesa dos participantes.Nosso papel é fazer essa defesa junto aos órgãos competentes para que as mudanças na legislação possam trazer condições melhores para os trabalhadores”, afirma Antonio Braulio de Carvalho, presidente da Anapar.

As alterações na regulamentação serão discutidas na próxima reunião do CNPC, prevista para março. A Anapar é a única entidade representativa dos participantes com assento no Conselho, que é a instância máxima de regulamentação dos fundos de pensão no país.