FabianaSeminarioSinpaf-231018

24/10/18 07:56 / Atualizado em 24/10/18 08:45

Fenae apresenta pesquisa Saúde o Trabalhador da Caixa em seminário do Sinpaf

Alto índice de adoecimento e problemas de saúde mental também ocorrem em outras estatais, como Embrapa e Codevasf

Na manhã desta terça-feira (23), a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus, participou do 4º Seminário de Saúde do Trabalhador, promovido pelo Sindicato Nacional de Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF). Na pauta, os resultados da Pesquisa Saúde do Trabalhador da Caixa, encomendada pela Fenae, e a mobilização das entidades representativas dos trabalhadores das estatais federais em defesa dos programas de saúde de autogestão. O evento aconteceu em Brasília (DF).

Os dados da pesquisa mostram um preocupante quadro de adoecimento entre os trabalhadores do banco. Sujeitos a sobrecarga e a um modelo de gestão que estimula o assédio, 33,1% dizem ter sofrido algum problema de saúde decorrente do trabalho nos últimos 12 meses. Entre os que ficaram doentes, 10,6% relatam depressão. Doenças associadas ao estresse e doenças psicológicas representam 60,5% dos casos.

A realidade é muito comum nas outras estatais federais, como Embrapa e Codevasf, cujas categorias são representadas pelo Sinpaf. Nessas empresas, há um elevado grau adoecimento por doenças mentais também. “É importante que as entidades busquem diagnosticar as condições de saúde dos empregados das estatais, para assim cobrar soluções efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho”, afirma Fabiana Matheus.

Na parte da tarde, Plínio Pavão, assessor da Fenae, falou sobre a mobilização das entidades na defesa dos programas de saúde dos empregados e aposentados das estatais federais. As resoluções CGPAR 22 e 23 definem regras que inviabilizam a assistência à saúde de milhares de trabalhadores e suas famílias. Fenae, Sinpaf e outras entidades integram a campanha que vem combatendo a investida do governo federal contra os direitos dos trabalhadores.