Notícias

Eleicao-conselho-saude-600x400.png

27/01/17 09:15 / Atualizado em 27/01/17 09:42

minuto(s) de leitura.

Fenae apoia Chapa 2 na eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa

Votação começou nesta sexta-feira e segue até o dia 31 de janeiro. Presidente da Fenae ressalta a história de luta e o preparo dos candidatos da Chapa 2

Notícias

Começou nesta sexta-feira (27) e segue até 31 de janeiro a eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa. Podem votar em uma das cinco chapas concorrentes todos os titulares inscritos, da ativa e aposentados, até 20 de dezembro de 2016. Para votar é necessário acessar o portal do plano, pela Intranet, e clicar no ícone correspondente. Os aposentados e os que estiverem afastados por qualquer motivo deverão dirigir-se a uma agência do banco, portando documento para identificação.

Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae, destaca que a entidade apoia a Chapa 2 - Movimento pela Saúde. “São pessoas com história de luta e preparadas para continuar lutando contra retrocessos no nosso plano de saúde pensados diariamente pela Caixa. Basta ver o que fizeram nesta quinta-feira, quando a direção do banco anunciou um reajuste injustificável nas mensalidades e na coparticipação. Não houve debate com a categoria, entidades e instâncias de negociação como CEE/Caixa, GT Saúde Caixa e o próprio Conselho de Usuários”, afirma.

Sobre esse aumento, Ivanilde Moreira (São Paulo/SP), que integra o atual Conselho de Usuários e é um dos 10 candidatos da Chapa 2, esclarece que o assunto não foi tratado na reunião realizada nesta quinta-feira com a Caixa. “Quero deixar bem claro para os usuários do Saúde Caixa que essa mudança não foi debatida e muito menos aprovada pelo Conselho. Trata-se de uma arbitrariedade da direção do banco, que desrespeita o acordo coletivo da categoria. Vamos lutar contra esse e outros absurdos”, diz.

Além de Ivanilde, compõem a Chapa 2: Eliane Streicher Chatah (aposentada de São Paulo/SP), Maria Izabel Menegatti (Rio de Janeiro/RJ), Edmar Martins André (Vitória/ES), Zuleida Martins Rosa (aposentada de Florianópolis/SC), Helenilda Ribeiro Cândido (Brasília/DF), Márcia Boiczuk Krambeck (aposentada de Curitiba/PR), Lilian Minchin (Campinas/SP), Vera Lúcia Leão (aposentada de Goiânia/GO) e Paulo Moretti (aposentado de Recife/PE).

Algumas propostas da Chapa 2
- Participar de negociação com a Caixa para definir destinação do superávit com vistas a melhorias no plano.
- Lutar pela ampliação e qualificação da rede de profissionais e clínicas, apoiando os comitês de acompanhamento de rede credenciada.
- Garantir e ampliar os direitos dos aposentados.
- Exigir da Caixa solução para os problemas do sistema (SIAGS).
- Rever os limites de alguns procedimentos para pessoas com deficiências (titulares ou dependentes), de acordo com a especificidade de cada caso.
- Melhorar a comunicação do plano com o usuário, em especial o aposentado.

Conselho

O Conselho de Usuários do Saúde Caixa é autônomo, mas não possui poder deliberativo. Ele é composto de forma paritária por cinco membros titulares eleitos pelos participantes e por cinco indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes. O mandato é de 36 meses. Trata-se de um instrumento criado em 2003, a partir das negociações do novo modelo do plano de saúde. Seu propósito é dar maior transparência e possibilidade de acompanhamento da gestão financeira e administrativa. De acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS), o Saúde Caixa é um dos maiores planos de assistência à saúde no modelo de autogestão.

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado