CAChapa1.jpg

12/12/16 07:38 / Atualizado em 12/12/16 08:10

Fenae apoia a Chapa 1 na eleição para o Conselho de Administração da Caixa

Maria Rita Serrano e Orency Francisco são respaldados ainda pela maioria das entidades associativas e sindicais do país. Votação começa nesta segunda-feira (12) e vai até sexta-feira (16). Empregados estão convocados a participar do pleito

Nesta segunda-feira (12), Brasil afora, os empregados da Caixa Econômica Federal em atividade, em férias ou em licença-médica têm um compromisso marcado com a democracia e com a luta pela manutenção do papel social e público do banco. É que todos eles estão convocados a participar da eleição para a escolha dos seus representantes (titular e suplente) no Conselho de Administração da empresa, que será realizada por toda esta semana (12 a 16 de dezembro) em todo o país.

O pleito começa às 8h desta segunda-feira e, no total, conta com 48 chapas inscritas. No entanto, a Fenae e a maioria das entidades associativas e sindicais mais representativas do país apoiam a Chapa 1 – “Defender os empregados é defender a Caixa e defender a Caixa é defender o Brasil”, integrada por Maria Rita Serrano (titular) e Orency Francisco (suplente). Se houver necessidade de segundo turno, o processo acontece no período de 16 a 20 de janeiro de 2017.

O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, explica que os integrantes da Chapa 1 põem à frente os objetivos comuns em prol dos interesses dos empregados e da defesa da Caixa como banco 100% público. “Sou testemunha de que Maria Rita Serrano tem liderado a mobilização em defesa não só da Caixa, mas também de todas as empresas públicas nas atividades sobre o PL das estatais (PLS 555). Esse seu esforço também está demonstrado na iniciativa da campanha “Se é Público, é para Todos”, com forte empenho na defesa dos interesses dos trabalhadores. Diante disso, considero importante o voto na Chapa 1”, complementa.

Cardoso, vice-presidente da Fenae, lembra que, além da representatividade e da força alcançadas no seio do movimento dos empregados da Caixa, a Chapa 1 para a eleição do CA é respaldada ainda por dirigentes de centrais sindicais como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Intersindical e a União Geral dos Trabalhadores (UGT). Ele afirma que outro apoio importante vem da parte da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT). “Assim, cada empregado da Caixa está convidado a participar de mais essa jornada coletiva de construção do bem-estar de todos”, ressalta.

Para a maioria das entidades representativas do movimento sindical e associativo, Maria Rita Serrano e Orency Francisco estão preparados para fazer frente à ameaça de desmonte e de privatização por que passam as empresas públicas no país, devido à política neoliberal e de retrocesso do governo federal. A convocação é no sentido de que todos participem desse debate, elegendo para o CA representantes que tenham compromisso com os empregados e com a defesa da Caixa 100% pública.

A eleição para escolha de representantes dos trabalhadores nos conselhos de administração das empresas estatais está assegurada pela Lei 12.353, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2010. Essa será a segunda vez que o processo ocorre no âmbito da Caixa Econômica Federal.

Integrantes da Chapa 1

Maria Rita Serrano é a atual suplente na condição de representante dos empregados no CA. Ingressou na Caixa em 1989, empresa onde já ocupou vários cargos de gestão. Também já foi presidente do Sindicato dos Bancários do ABC. É mestra em Administração e graduada em História, fazendo atualmente especialização em Governança. É a coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas.

Na Caixa há 32 anos, ocupando cargos em gerências, Orency Francisco foi diretor do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso e ocupou o cargo de presidente da Federação dos Bancários do Centro-Norte e da CUT/MT. É formado em Direito e tem pós-graduação em Gestão de Pessoas, fazendo especialização em Direito da Medicina.