CO400-100.jpg

05/03/2021 09:34 / Atualizado em 29/04/2021 09:05

Fenae 50 anos: Apcefs da região Centro-Oeste destacam a importância da Federação

Presidentes das Associações do Pessoal da Caixa celebram as histórias de grandes parcerias com a Fenae e a atuação da entidade em defesa da Caixa e dos empregados

A história de parceria da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) com as Apcefs completa 50 anos em maio. Na região Centro-Oeste, as associações comemoram as décadas de parceria e apoio da Federação.

José Herculano Neto (Bala), diretor da região Centro-Oeste, conta que o apoio da Fenae às associações é imprescindível. “A Fenae é a principal parceira das Apcefs. É grande incentivadora e patrocinadora dos grandes projetos das associações. Sem contar a história de luta em defesa da Caixa 100% pública e dos empregados”.

Dos grandes projetos mais recentes em favor das Associações, Bala destaca a assinatura do contrato da usina fotovoltaica (que converte energia solar em elétrica). Com este projeto da Fenae, chamado Nossa Força, as associações vão produzir de forma limpa a sua própria energia e economizar no valor da conta de luz.

O projeto piloto está em fase final na Apcef/DF. Bala conta que serão duas usinas – uma para consumo da Apcef e a outra será em benefício dos associados empregados Caixa que aderirem ao programa. “Só falta a CEB (Companhia Energética de Brasília) ligar para a usina começar a funcionar. O projeto da Apcef/DF é piloto e deverá ser levado para outras associações do Pessoal da Caixa. Agora o sinal verde está dado para as Apcefs”, informou Bala.

Quem também comemora a fase de conclusão da usina é o presidente da Apcef/DF, Antônio Carlos Alves (Kaká). “Essa foi uma grande parceria. A usina já está toda implantada, montada e só estamos aguardando a CEB. Vamos compartilhar a energia com os associados empregados Caixa”. Kaká também festeja outra obra concluída – A nova orla com bangalôs, redes e uma vista privilegiada do Lago Paranoá será inaugurada no dia 25 deste mês. “Tudo isso agradecemos à Fenae”.

A Apcef/GO também enaltece a importância da Fenae. Junto com a Apcef/DF, as duas com sessenta anos, viram a Fenae nascer. São décadas de colaboração para realização de obras, eventos culturais e projetos que impulsionam o trabalho da associação.

“O apoio financeiro da Fenae, de consultoria e no desenvolvimento da associação é imprescindível. Difícil imaginar qual seria a nossa condição de prestar assessoria e realizar eventos para nossos associados sem a ajuda da Fenae em todos os sentidos”, disse o vice-presidente João Fortunato. Ele assume a presidência da associação enquanto o presidente eleito, Geraldo Neto, se recupera de um problema de saúde. Fortunato está há mais de 10 anos na Apcef/GO e acompanhou diferentes gestões da associação.

Para Jadir Garcia, presidente da Apcef/MS, a ajuda da Fenae no desenvolvimento da associação é fundamental. Jadir destaca a participação da Fenae no calendário de eventos da Apcef. “Na Corrida Fenae, por exemplo, a confecção de troféus, medalhas, camisetas e toda estrutura seria muito difícil para uma Apcef pequena e com menor capacidade financeira como a nossa. Então todo esse calendário de eventos, datas comemorativas, a gente conta com o apoio da Fenae. Isso possibilita que Apcefs pequenas como a nossa tenham condições de realizar praticamente o mesmo calendário de uma Apcef maior, com grande capacidade financeira”, explica. O apoio da Fenae às Apcefs não é somente financeiro. Jadir destaca a atuação e envolvimento da Federação na idealização, produção e divulgação dos projetos.

O presidente da Apcef/MT, John Gordon Ramsay, destaca a ajuda da Fenae na revitalização da sede do clube. “Fizemos uma reforma geral em quase tudo aqui e sem a ajuda da Fenae não sei como seria. A Federação está presente sempre que precisamos”, disse.

O clube dispõe de salão social, área social livre (bar/ restaurante), dois apartamentos, quiosques, parque aquático temático, ginásio de esportes, quadra de tênis, cinco campos de futebol e um parque aquático temático que acaba de ser reformado. “Está maravilhoso. A comunidade de Cuiabá gosta muito daqui. Nós seguramos o day use para evitar aglomerações. Portanto, apenas os associados podem frequentar o parque. Mas não vemos a hora de voltar a encher o clube novamente”.