Saldo-de-conta-600x400 10.07.png

10/07/2020 17:42 / Atualizado em 10/07/2020 17:46

Falta de transparência preocupa participantes do REB e Novo Plano

Funcef não informou se avisou previamente os participantes impactados pela revisão dos ativos

A Fenae enviou última semana, dois ofícios para a Funcef pedindo esclarecimentos sobre a revisão dos ativos que ocasionou a redução dos saldos das contas de dezembro de 2019 dos participantes do Novo Plano e do REB.

Questionamos quais serão os ajustes, de que forma a Fundação pretende promover esses acertos e se os mais de 300 participantes impactados foram informados sobre a possibilidade de revisão desses valores.

Em resposta aos ofícios, o presidente da Funcef informou que três ativos foram alvo de reavaliação. São eles: Invepar, Norte Energia e Statkraft.

Sobre os participantes impactados, a Fundação afirma que os valores residuais, porventura existentes, serão pagos por meio de Resgate Complementar. Os participantes que no primeiro semestre de 2020 pediram aposentadoria ou fizeram resgate com base no documento oficial que a Funcef enviou, terão a opção de: utilizar o saldo de conta apurado e a realização futura da revisão do benefício após atualização das cotas, sobrestar o requerimento até que todos os números forem aprovados ou cancelar o requerimento.

No entanto, a Fundação não esclareceu se os participantes foram avisados previamente sobre a reavaliação dos ativos.

A Fenae expôs essa situação e conversou com os participantes em Live, na última sexta-feira (3). Na transmissão a Fenae também expôs os números do Balanço, questionando a demora da entrega dos resultados do exercício de 2019 e resultado do primeiro trimestre deste ano.

Veja aqui.