31/08/11 09:03 / Atualizado em 31/08/11 09:03

Estudantes fazem manifestações por mais investimentos na educação

A União Nacional dos Estudantes (UNE) realiza em Brasília, nesta quarta-feira, 31 de agosto, uma passeata que ganhou o nome de "Marcha dos Estudantes" e faz parte do "Agosto Verde Amarelo". De acordo com a UNE, a manifestação deve reunir cerca de 20 mil estudantes. A líder estudantil Camila Vallejo, presidente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECh), participa do evento. Ela está no Brasil para convocar a jornada continental de lutas da juventude latinoamericana.

A Une defende o investimento de 10% do PIB na educação para remuneração dos professores, mais assistência estudantil, melhoria das escolas e de todos os níveis de ensino. Os estudantes também reivindicam 50% do fundo social do Pré-sal somente para o setor e a redução imediata dos juros no Brasil.

A passeata começou pela manhã, em frente a Biblioteca Nacional, e parte rumo ao Congresso Nacional. Lá, diretores da UNE pretendem se reunir com lideranças partidárias e entregar à presidente Dilma Rousseff um documento com as reivindicações dos estudantes. Após a marcha, haverá uma sessão da Comissão de Direitos Humanos da Câmara em solidariedade à luta dos estudantes chilenos. A UNE participará também de uma audiência pública na Comissão de Educação do Senado sobre o Plano Nacional de Educação.