Notícias

Abaixo-Assinado Funcef 08 07.jpeg

08/07/2020 18:21 / Atualizado em 08/07/2020 18:24

minuto(s) de leitura.

Estatuto da Funcef: abaixo-assinado já tem mais de 10 mil assinaturas

O Conselho Deliberativo da Funcef aprovou graves alterações no Estatuto em maio desse ano

O abaixo-assinado exigindo que a Funcef respeite o Estatuto criado em 2007 já tem mais de 10 mil assinaturas. Criado pela Fenae no dia (30/06), o abaixo-assinado requisita que o Conselho Deliberativo da Funcef reveja, já em sua próxima reunião, a violação do Estatuto da fundação e adote postura de fiel cumprimento às normas estatutárias em vigor. (clique aqui e assine)

O Estatuto de 2007 da Funcef é resultado de um processo de negociação entre Caixa, Funcef e participantes e garante condições iguais a participantes e patrocinadora, ao estabelecer que mudança na estrutura dos planos (seus regulamentos) e no próprio Estatuto dependem de maioria de votos no Conselho Deliberativo. Assim, impede-se escolha exclusivamente por um dos financiadores dos planos, a patrocinadora, sem que se considere a posição do outro financiador, o conjunto de participantes. 

Em maio desse ano, o Conselho Deliberativo da entidade aprovou alterações no Estatuto, com utilização do voto de qualidade (desempate), ignorando artigo que define que a matéria em questão (alteração estatutária) só pode ser efetivada por maioria absoluta de votos. Além disso, a mudança aconteceu sem nenhum aviso aos participantes.

As consequências da alteração estatutária já alcançaram o Não Saldado, rasgando contratos em prejuízo dos participantes desse plano e os demais planos deverão ser alvo da mesma prática num futuro próximo. A violação do Estatuto e do compromisso que ele gerou abre perigosos precedentes.
A estrutura de governança também estará comprometida e a Caixa poderá revogar a eleição de Diretores, fazendo com que os participantes estejam completamente alijados da gestão do fundo. Mas a grande ameaça, em termos de gestão, é a possibilidade de transferência do gerenciamento dos recursos da Funcef para um gestor privado.

Precisamos da participação de todos para reverter esse absurdo!

Clique aqui para assinar.

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado