19/02/09 08:53 / Atualizado em 19/02/09 08:56

Esforço das entidades representativas leva Funcef a alcançar 100 mil associados

Uma das principais contribuições para essa conquista foi a campanha "Futuro da Gente", lançada pelas entidades associativas e sindicais de todo o país

Fenae Net

O esforço das entidades associativas e sindicais de todo o país (Fenae – Fenacef – Apcefs – Seebs), por intermédio da campanha “O Futuro da Gente”, foi fundamental para a Funcef alcançar, neste início de 2009, uma marca histórica: 100 mil associados. Essa campanha, de estímulo à adesão ao fundo de pensão dos empregados da Caixa, contou ainda com o empenho dos representantes eleitos na diretoria e nos conselhos da fundação.

De 2008 ao início deste ano, o número de associados da Funcef pulou de 90,5 mil para 100 mil. Durante a vigência da campanha “Futuro da Gente”, aproximadamente 7 mil participantes ingressaram na fundação. Dos 78.175 empregados em atividade na Caixa, aproximadamente 10 mil ainda continuam fora da Funcef, o que leva à necessidade de mais esforço coletivo para ajudar esses empregados a tomarem a decisão de aderir à fundação.

O patamar de 100 mil associados é, sem dúvida, uma conquista importante para o empregado da Caixa que aderiu à Funcef começar a planejar o futuro e ter qualidade de vida durante a aposentadoria. Esse, aliás, foi o foco da campanha “Futuro da Gente”, que buscou demonstrar que ter um plano de previdência complementar é uma atitude de cuidado com o presente e o futuro.

Para Pedro Eugenio Leite, presidente da Fenae, o mérito dessa conquista é do conjunto dos empregados da Caixa. Ele afirma ser fundamental ir atrás das adesões daqueles que ainda não se associaram, para que absolutamente ninguém fique de fora da Funcef. E acrescenta: “Um projeto de educação previdenciária passa, necessariamente, pelo imediato planejamento do futuro”.

Fabiana Matheus, vice-presidente da Fenae e representante eleita para o Conselho Deliberativo da Funcef, acha que os 100 mil associados traduzem-se como um marco e trazem também maior responsabilidade na gestão dos planos de benefícios administrados pela fundação. Ela credita à participação coletiva, envolvendo entidades associativas e sindicais representativas, além de conselheiros e diretores eleitos, o sucesso do número de adesões. Para Fabiana Matheus, “essa conquista é mais um passo importante para ampliar o debate e fortalecer a participação coletiva dos empregados, aposentados e pensionistas da Caixa na condução da Funcef”.