24/11/2010 08:23 / Atualizado em 24/11/2010 08:26

Entidades sindicais pedem o fim da violência contra a mulher

Manifestação acontece na Câmara dos Deputados, onde parlamentares lançam a Frente Parlamentar pelo Fim da Violência contra as Mulheres

A Câmara lança nesta quarta-feira, dia 24 de novembro, a Frente Parlamentar pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A iniciativa é da coordenadora da bancada Feminina, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP). O lançamento, no auditório Nereu Ramos, faz parte das atividades relativas ao Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres, no dia 25 de novembro.

Centrais sindicais dos países que formam o Cone Sul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile) , junto com movimentos sociais e feministas, realizam na Câmara dos Deputados, uma manifestação pública para apresentar um diagnóstico e as estratégias construídas por cada país membro do Mercosul (Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina) no combate à violência contra as mulheres.

Durante a atividade, acontece um debate sobre a situação de violência vivida pelas mulheres, as políticas existentes em cada país e os desafios para transformar o combate e a prevenção à violência contra as mulheres como um objetivo permanente da sociedade.

Para a deputada Janete Rocha, a criação da frente parlamentar faz parte de uma mobilização da bancada feminina, junto com outros parlamentares e movimentos de mulheres, para se promover ações contra todo tipo de abuso e violência contra as mulheres.

O Dia Internacional pelo Fim da Violência Contra as Mulheres marca também a abertura da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, existente há 20 anos.