12/08/08 11:49 / Atualizado em 15/01/09 12:42

Entidades realizam Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade

Comitê de Responsabilidade Social da Fenae

A semana do dia 9 de agosto é especial para as organizações que trabalham com os objetivos do milênio: é nesse período em que as entidades comemoram a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em homenagem ao sociólogo e ativista Herbert de Souza, o Betinho.

Para integrar as comemorações, a Fenae aproveita a data para divulgar seus projetos que vêm colaborando para o alcance dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com 191 países, incluindo o Brasil, os objetivos do milênio são um conjunto de 8 propostas** a serem atingidas pelos países até o ano de 2015.

O grupo Fenae vem colaborando na reciclagem dos materiais utilizados nos escritórios, na redução do consumo de papel, de água e de energia em suas unidades de trabalho. Na parceria para o desenvolvimento, realiza periodicamente palestras de utilidade pública entre seus funcionários e campanhas de cunho humanitário, como a doação de sangue que ocorre anualmente.

Neste ano, o Movimento Solidário da Fenae em Caraúbas do Piauí (PI) também vem trazendo importantes resultados. A única ambulância do município – doada pelos empregados da Caixa na campanha Parceria Solidária em 2007 – já está ajudando os moradores a terem um atendimento médico melhor, contribuindo para a saúde dos caraubenses.

A mobilização social, um dos principais caminhos na busca pelo alcance dos objetivos do milênio, também vem colaborando para aumentar a renda das famílias. As mulheres costureiras se uniram para formar a cooperativa “Mãos que fazem”. Com o apoio do Movimento Solidário, que doou máquinas de costura, tecidos e aviamentos para os primeiros trabalhos, as famílias dessas mulheres terão mais renda e mais qualidade de vida para suas famílias.

Por todos esses resultados, a semana do dia 9 de agosto deve ser celebrada com muita alegria por todos os empregados da Caixa e do grupo Fenae. Que o Betinho seja a inspiração constante para a continuidade desses trabalhos!

Comemorações do Coep
Outras organizações estão realizando eventos específicos em comemoração ao dia 9 de agosto. O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep) vai realizar a Semana Nacional de Mobilização pela Vida, que reunirá atividades em mais de 30 municípios de todo o país. Estão previstas a realização de feiras solidárias, manifestações culturais, o lançamento do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, que tem como objetivo valorizar as pessoas que praticam no dia-a-dia a luta contra a fome e a promoção da cidadania, reconhecendo as pessoas que participam ativamente da construção de um Brasil melhor e mais justo. O Coep - é uma rede que reúne comunidades, organizações e pessoas. São cerca de 1.100 organizações, universidades, empresas, órgãos governamentais, entidades de classe e ONGs, mais de 100 comunidades em todos os estados brasileiros e mais de 5.700 indivíduos.

*8 Objetivos do Milênio:

1. Acabar com a fome e a miséria