Será realizado, a partir das 19h desta terça-feira (23/2), o Seminário de Dirigentes Sindicais da Caixa no Estado de São Paulo com o tema “Defesa da Caixa, do Brasil e da Vida”. Reúne representantes de federações e sindicatos de bancários da base paulista para debater as ameaças de privatização da Caixa, o avanço do desmonte do Estado brasileiro e a defesa dos direitos dos empregados da Caixa.
Estarão na mesa de abertura: Sergio Takemoto, Presidente da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal), Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos bancários de São Paulo, Osasco e Região; Jeferson Rubens Boava, presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A representante eleita dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano, fala sobre o tema, juntamente com Leonardo Quadros, presidente da Apcef/SP e Aline Molina, presidenta da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de São Paulo.
Haverá debate sobre a “Perspectiva Econômica”, com explanação do economista e técnico do Dieese, Sergio Lisboa Santos, e apresentação do Projeto Covid como doença relacionada ao trabalho. Temas relativos à “Defesa da Funcef” e do “GT Saúde Caixa” serão explorados.
O diretor da Fenae e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Dionísio Reis, esclarece que o avanço do desmonte do Estado brasileiro e as ameaças de privatização da Caixa exigem que o seminário agregue as propostas que vem das diferentes bases, em defesa dos direitos dos empregados da Caixa. As inscrições para o seminário estão sendo feitas pelas entidades sindicais.
Para Leonardo Quadros, a realização do seminário é importante para fortalecer a mobilização dos trabalhadores em defesa da Caixa 100% Pública, do Saúde Caixa e de melhores condições de trabalho.
Sergio Takemoto enfatiza que as entidades representativas estão atentas para cobrar da direção da Caixa condições de trabalho dignas, mais respeito e valorização dos trabalhadores do banco. Este estão se desdobrado para atender a população desde os primeiros momentos da pandemia, sob riscos de contaminação, submetidos a metas desumanas e pressionados porque estão com quadro reduzido de trabalhadores.
Segundo Dionísio Reis, o objetivo do evento é agregar as propostas que vem das diferentes bases, para sintetizar a discussão em defesa dos direitos dos empregados da Caixa, como: Saúde Caixa, Funcef e Acordo Coletivo de Trabalho, e principalmente a defesa da Caixa 100% pública e dos bancos públicos nessa conjuntura de desmonte.