Notícias

urna-eletronica 16.10.jpg

16/10/20 20:29 / Atualizado em 16/10/20 20:40

minuto(s) de leitura.

Entidades de trabalhadores orientam sobre defesa da democracia nestas eleições

Sindicato dos Bancários e Apcef /SP têm feito mobilizações para que votem em quem defende a Caixa 100% Pública. Plataforma da CUT traz dados sobre posição dos candidatos

Várias entidades de defesa dos trabalhadores lançaram iniciativas para alertar e orientar os eleitores sobre a defesa da democracia e a importância de prestar a atenção em candidatos que atentem contra regras democráticas nestas eleições municipais. Em São Paulo, o Sindicato dos Bancários e a Apcef/SP estão com a campanha intitulada “Não vote em candidatos que não defendem a Caixa”. Já a Central Única dos Trabalhadores (CUT) instalou uma plataforma com econômicos e sociais, bandeiras de luta e a visão da central de temas que precisam ser defendidos.

No caso do Sindicato dos Bancários de SP, o diretor da entidade e empregado da Caixa, Dionísio Reis, afirmou que a campanha foi iniciada diante da importância de, com a proximidade das eleições municipais, ser necessário eleger prefeitos e vereadores que valorizem e defendam o papel social da Caixa 100% pública. 

O sindicato e a Apcef/SP, em função disso, estão realizando manifestações em agências de diversas cidades para defender a Caixa 100% Pública, contra a Medida Provisória (MP) 995, que abre brechas para a venda de subsidiárias da estatal e tem sido fortemente combatida por estes sindicatos, pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e por parlamentares diversos que são contrários à privatização das estatais no país. 

As mobilizações também pedem mais contratações, melhores condições de trabalho para os empregados, e a continuidade do pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 enquanto durar a pandemia. As atividades já passaram pelos municípios de Osasco, Taboão da Serra, Carapicuíba, Barueri, Embu das Artes, Cotia e todas as regiões de São Paulo. Prosseguirão de forma a contemplar todas as cidades da base de atuação do sindicato.
 

‘Caixa é fundamental’

 A Caixa é fundamental para os municípios. Ela está em locais nos quais os bancos privados não têm interesse em atuar. É ela a responsável por pagar o auxílio emergencial, que garantiu renda para a população durante a pandemia e injetou milhões nos municípios, evitando assim que milhares de empresas quebrassem”, destacou Dionísio Reis. 

“A Caixa é o banco do Bolsa Família, do crédito imobiliário, do Minha Casa Minha Vida, do FGTS, do seguro-desemprego. Por isso, é de fundamental importância eleger candidatos que reconheçam a importância e defendam a Caixa 100% Pública, assim como seu papel social”, acrescentou.

O diretor da Apcef/ SP Leonardo Quadros também destacou a mobilização. Segundo ele, por conta das enormes filas formadas na frente das agências da Caixa, as entidades também vão intensificar a cobrança para que autoridades municipais defendam a Caixa 100% Pública e se responsabilizem pela segurança e bem estar da população nestas unidades.

“Enviamos ofício para as prefeituras pedindo cuidados com equipamentos e a adoção de regras de distanciamento, medidas necessárias e urgentes para proteger a população e os empregados da Caixa em meio à pandemia, assim como para proporcionar o mínimo conforto para as pessoas que dependem do banco para receber o auxílio emergencial e outros benefícios sociais”, disse Quadros.

Já em relação à CUT, a plataforma on-line inaugurada pela central tem como objetivo estimular os eleitores a responderem à questão: “em uma eleição com tantas opções de candidatos a vereador e a prefeito, quais escolher? Olhando pela perspectiva dos trabalhadores, a resposta deve recair sobre quem defende a democracia, o emprego e o meio ambiente”.
 
Ajuda ao cidadão

De acordo com informações da Central, a plataforma é voltada para ajudar o cidadão a eleger candidatos que se identificam com as lutas da classe trabalhadora. A ferramenta apresenta dados econômicos e sociais, bandeiras de luta e a visão da CUT sobre temas que precisam ser defendidos, sobretudo, diante dos sucessivos ataques aos direitos dos 

A CUT, conforme seus dirigentes, defende que é preciso apoiar candidaturas que contenham alguns elementos essenciais, como por exemplo, “a proposta de construir um novo paradigma de sustentabilidade política, econômica, ambiental e social” e a defesa de “uma gestão pública transparente e eficiente”. Além disso, que os candidatos tenham como principal objetivo “a promoção da cidadania, a vigência de princípios democráticos e o emprego e a garantia de direitos”.

A secretária-geral da CUT, Carmen Foro, afirmou, ao falar sobre a plataforma, que o país vive um momento traumático desde o golpe de 2016 e que a ferramenta para eleitores traz um conjunto de orientações para que os trabalhadores possam lutar por essas questões nos seus municípios. 
 
Transformação

“Política é fazer transformações. Para o bem ou para o mal, dependendo de qual o projeto que a sociedade escolhe. Por isso, a CUT faz essa orientação política todos os anos. Nas eleições, toma posição de que lado vai estar, que é o lado da democracia, dos direitos, das condições básicas de vida para as pessoas”, ressaltou a secretária-geral.

Segundo Carmen Foro, com o lema “Defender a Vida, os Empregos e a Renda da Classe Trabalhadora”, a central apresenta propostas que vão ao encontro das necessidades reais dos trabalhadores, entre eles a proteção à vida, à moradia, à renda e ao trabalho, alimentação adequada, educação e transportes acessíveis e de qualidade, combinados com ampla participação popular para a definição dos rumos dessas políticas.

“As pessoas moram no município e é lá que vão sentir a ausência dos serviços públicos, na área de saúde, educação, saneamento. O ataque aos servidores públicos com a reforma administrativa é em nível federal, mas vai descer para um patamar municipal”, afirmou Carmen.

Com informações: Rede Brasil Atual e Redação Spbancarios

 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado