14/08/12 07:19 / Atualizado em 14/08/12 07:14

Engenheiros e arquitetos da Caixa discutem sustentabilidade e infraestrutura na Amazônia

Tema do encontro é "Amazônia sustentável: a contribuição de engenheiros e arquitetos da Caixa". Aneac considera preocupante, especialmente, a situação do desmatamento na região amazônica

Fenae Net

No ano em que o Brasil sediou o encontro das Nações Unidas sobre meio ambiente e sustentabilidade, a Rio+20, acontece a quarta edição do encontro técnico da Associação Nacional de Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal (Aneac), no período de 21 a 23 de agosto. Esse evento é etapa integrante do nono encontro nacional da entidade.

Durante o encontro, que reunirá entidades profissionais, empresários, agentes públicos, acadêmicos, movimentos sociais e integrantes de órgãos de controle, serão debatidos desafios e oportunidades relacionados ao tema “Amazônia sustentável – a contribuição de engenheiros e arquitetos da Caixa”.

A programação contempla a discussão de perspectivas relacionadas à região amazônica, como os impactos da construção civil no meio ambiente, os custos de construção associados à realidade da Amazônia, as dificuldades para a elaboração de projetos pelo poder público local, a necessidade de uma política de subsídios específica para o setor na região e as diretrizes mais importantes para a elaboração de planos de desenvolvimento para a Amazônia.

A Aneac considera preocupante, especialmente, a situação do desmatamento na Amazônia, que, apesar do declínio de sua velocidade anual, conforme o monitoramento governamental, já alcança quase 400 mil quilômetros quadrados nos últimos 25 anos. Terminado o encontro, os engenheiros e arquitetos vão encaminhar as propostas às instâncias governamentais responsáveis pelo assunto, como os Ministérios da Cidade e do Meio Ambiente, além da própria Caixa Econômica Federal, responsável pela operacionalização da maior parte dos programas de infraestrutura urbana no Brasil.