Notícias

sindban_pb_400.jpg
Foto: Sindicato dos Bancários da Paraíba

21/07/2021 14:52 / Atualizado em 21/07/2021 14:57

minuto(s) de leitura.

Encontro Estadual dos Bancários analisa conjuntura e tira propostas para levar aos fóruns de deliberação da categoria

Bancárias e bancários debateram as questões da categoria, as estratégias e os desafios da campanha em um ano atípico e escolheram os delegados e as delegadas que vão formatar a pauta de reivindicações nos fóruns regionais e nacionais de deliberação da categoria

 

O Sindicato dos Bancários da Paraíba realizou seu segundo encontro estadual por videoconferência devido à pandemia da Covid-19, neste sábado (17). O evento, que faz parte da Campanha Nacional dos Bancários 2021, contou com a participação do cientista político e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), José Artigas. Durante mais de quatro horas, bancárias e bancários debateram as questões da categoria, as estratégias e os desafios da campanha em um ano atípico e escolheram os delegados e as delegadas que vão formatar a pauta de reivindicações nos fóruns regionais e nacionais de deliberação da categoria.

O presidente do Sindicato, Lindonjhonson Almeida, destacou a situação desafiadora da categoria que ainda não foi vacinada, devido à intransigência do Governo da Paraíba e da Prefeitura de João Pessoa em desconsiderar a inclusão da categoria no Plano Nacional de Imunizações (PNI), feita pelo Ministério da Saúde. Ele ressaltou que, devido à recusa dos secretários de saúde em não usarem o percentual de vacinas disponibilizadas pelo MS para a imunização de bancários e trabalhadores dos Correios, o Sindicato vai recorrer à via judicial para proteger bancários e bancários do coronavírus.

“Esse é o nosso segundo encontro online para articular as demandas da campanha nacional dos bancários. Em pleno sábado, dezenas de bancários e bancárias compartilharam seus anseios e problemas enfrentados em meio a uma pandemia e a crise geral que assola o país. Nossa plenária virtual foi efetiva e bastante significativa com a participação e falas muito agregadoras. Um debate que construiu, com base na análise econômica e política, as possibilidades que iremos enfrentar nos próximos períodos. Por mais de quatro horas, bancárias e bancários estiveram atentos às discussões sobre os problemas que afetam a categoria e às estratégias para garantir os direitos conquistados. Além disso, estamos muito bem representados, com as escolhas dos delegados aos fóruns regionais e nacionais onde serão sistematizadas as nossas reivindicações”, destacou Lindonjhonson.

Na análise de conjuntura feita pelo cientista político José Artigas, foram avaliados os aspectos econômicos aplicados pelo governo atual que retira direitos básicos da nação, deixando milhares na miséria, privatizando o patrimônio e colocando em risco a soberania do país. Além do clima negacionista da pandemia protagonizado por Jair Bolsonaro, que descartou diversas propostas para aquisição de vacinas, atitude que contribuiu para perdermos mais de meio milhão de vidas para a Covid-19. O professor revelou que não há alternativa para reverter o cenário de crise, a não ser a escolha de uma liderança que comande o país e priorize o social. “Os trabalhadores precisam recuperar seus direitos. Foram muitas conquistas retiradas por esse governo. Toda a conjuntura neoliberal deixou o trabalhador desorientado com empregos precarizados e sem direitos, submetido a uma altíssima rotatividade que não gera vínculo nem estabilidade, uma vez que o trabalhador fica menos de três meses no emprego e sem nenhuma perspectiva de como sobreviver e manter sua família. A única alternativa para reverter o caos em que os trabalhadores foram jogados pelos governos neoliberais é política, através da escolha de representantes comprometidos com a classe trabalhadora, a democracia, a soberania nacional, o fortalecimento das empresas públicas e as políticas sociais”, explicou.

Calendário dos próximos eventos da Campanha Nacional dos Bancários 2021:

30 e 31/07/2021
Conferência Regional da Fetrafi-NE

03/08/2021
Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco
Encontro Nacional dos Funcionários do Santander
Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú – Unibanco

06/08/2021
Abertura conjunta dos congressos dos bancos públicos 

07/08/2021
37º Congresso Nacional dos Funcionários da Caixa Econômica Federal (Conecef)

07/08/2021
27º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB)

08/08/2021
32º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB)

03 e 04/09/2021
Conferência Nacional dos Bancários

Fonte: Sindicato dos Bancários da Paraíba

 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

selecione o melhor resultado