30/09/2009 09:17 / Atualizado em 30/09/2009 11:56

Encontro da Fenae com representante do governo do Piauí no DF reafirma apoio ao projeto “Movimento Solidário” em Caraúbas

Fenae Net

Uma reunião entre a analista de responsabilidade social da Fenae, Denise Viana Alencar, e o superintendente da Representação do Governo do Piauí no Distrito Federal, Roberto John Gonçalves da Silva, realizada em 22 de setembro, selou a retomada das ações de desenvolvimento sustentável do projeto “Movimento Solidário” em Caraúbas do Piauí, elaborado em parceria com o Governo do Estado. O encontro teve o objetivo de debater novas estratégias para acelerar o processo de mudança econômica e social de um município em situação de pobreza crônica.

Por iniciativa do Comitê de Responsabilidade Social da Fenae, o projeto “Movimento Solidário” atua em Caraúbas do Piauí desde o ano de 2005, com base nas oito Metas do Milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). A finalidade é a promoção do desenvolvimento social e econômico dessa cidade piauiense até o ano de 2015, com foco na educação, saúde, geração de emprego e renda, infraestrutura, projetos sociais e de cidadania, comunicação, inclusão digital e gestão pública. Para isso, a Fenae busca consolidar parcerias com entidades da sociedade civil, órgãos do governo federal e estadual e instituições privadas, praticando ideias de êxito nacional e internacional que preparem o município e a população a darem continuidade aos projetos implantados.

A cidade de Caraúbas do Piauí, localizada a 255 quilômetros de Teresina (PI), norte do Estado, tem uma população de 5 mil habitantes e ocupa o 18º lugar entre os 20 municípios do país com maior Índice de Pobreza Humana Municipal (IPH-M). Para contribuir com a mudança desse quadro, o projeto “Movimento Solidário” da Fenae tem impulsionado a economia local, estimulando a produção de leite e a extração da cera de carnaúba, uma das principais fontes de renda dos moradores da região. Outras áreas produtivas também estão sendo estimuladas, como a piscicultura, o plantio de milho, feijão, mandioca e frutas regionais, além do incentivo aos artesãos para a criação de uma cooperativa.

No encontro com a Fenae, o superintendente Roberto John reafirmou o interesse do Governo do Piauí em ampliar a parceria com o projeto “Movimento Solidário”. Até agora, as ações implementadas pelo Comitê de Responsabilidade Social da Fenae em Caraúbas do Piauí são as seguintes: o asfaltamento das vias de acesso ao município, em parceria com o Governo do Estado; o projeto “Sabiá”, que envolve 60 crianças e adolescentes, implantado a partir das necessidades apontadas pela Fenae e em parceria com a Secretaria de Ação e Cidadania do Piauí e o Programa Fome Zero, do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome; a construção de 200 casas subsidiadas pela Caixa Econômica Federal e pela Prefeitura de Caraúbas, com base na resolução 460 do Ministério das Cidades; a reativação do “Caixa Aqui”, que possibilita ao cidadão o recebimento de recursos como o do Bolsa Família; a implantação de telecentros, bibliotecas públicas e a aquisição de uma ambulância para a cidade, através da articulação com a Superintendência de Representação do Piauí no DF (Surpi); os estudos realizados pela Secretaria de Educação do Estado e a Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais (Cepro), voltados ao subsídio para a implantação de novas atividades produtivas, inclusive no segmento de exportação; e a exposição do artesanato caraubense em Brasília, ocorrida em julho deste ano.

Quem estiver interessado em colaborar com essa iniciativa do Comitê de Responsabilidade Social da Fenae, e obter outras informações sobre o trabalho em Caraúbas do Piauí, o endereço eletrônico é movimento.solidario@fenae.org.br.