10/01/12 09:21 / Atualizado em 10/01/12 09:19

Empossados representantes eleitos da Cipa da Caixa no prédio Almirante Barroso

Fenae Net

Em 28 de dezembro do ano passado, em ato no Rio de Janeiro, ocorreu a posse dos representantes eleitos para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do prédio da Almirante Barroso da Caixa Econômica Federal – conhecido como Barrosão, a maior unidade bancária da América Latina. Foram empossados, na ocasião, 20 cipeiros.

Para o diretor do Seeb/RJ e membro do Conselho Fiscal da Fenae, Paulo César Matileti, a Cipa do prédio do Barrosão precisa priorizar a vistoria dos andares para garantir a segurança e a saúde dos empregados ali lotados. O foco, segundo ele, é a imediata melhoria das condições de trabalho, com modernização dos banheiros, instalação de um ambulatório, conclusão da reforma dos elevadores, ampliação do número de técnicos de segurança no Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), funcionamento adequado do ar-condicionado e instalação de escada de incêndio externa, entre outros problemas que necessitam de soluções urgentes.

No Barrosão, por outro lado, as condições de trabalho, saúde e segurança oferecidas aos empregados com necessidades especiais permanecem precárias. Na busca para solucionar situações esdrúxulas como essa, o Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro estimula a participação de todos os trabalhadores da Caixa nas Cipas. Pela lei, a empresa é obrigada a realizar eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes nos locais de trabalho com mais de 100 funcionários.

A eleição de Cipas em unidades de ponta na Caixa é uma conquista da campanha salarial 2009, como resultado da forte mobilização dos trabalhadores da empresa. Até então, o cipeiro era indicado pelo banco. Como hoje os bancos insistem em impor metas abusivas e assediar moralmente seus trabalhadores, o movimento sindical bancário considera a Cipa um instrumento de luta contra a realidade recorrente de doenças físicas e psíquicas no âmbito do sistema financeiro. Tanto que recentemente o Seeb/RJ promoveu um encontro com mais de 200 cipeiros da Caixa, tendo como palestrante o secretário de Saúde do Trabalhador da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), Plínio Pavão, que, na ocasião, discorreu sobre o tema da segurança e saúde no ambiente de trabalho.