26/03/14 16:44 / Atualizado em 27/03/14 07:36

Empossados os representantes dos empregados no Conselho de Administração da Caixa

Em cerimônia prestigiada por dirigentes sindicais e do movimento associativo e diretores da Caixa, foram empossados nesta quarta-feira, 26 de março, em Brasília, os representantes dos empregados no Conselho de Administração do banco. A posse de Fernando Neiva (titular) e Maria Rita Serrano (suplente) representa para os trabalhadores da empresa uma conquista histórica.

“Nesses três anos vamos representar os empregados da Caixa com firmeza, responsabilidade e transparência. Mostrar que estamos fazendo a defesa deles. Nosso intuito é fortalecer cada vez mais essa empresa e buscar a valorização dos seus trabalhadores”, ressaltou Neiva. Segundo ele, agora, a luta é para que os avanços não parem. Ele disse que um dos próximos passos é derrubar a regra que impede que os conselheiros eleitos atuem nas questões trabalhistas.

Rita Serrano agradeceu o apoio das entidades sindicais e do movimento associativo, e dos empregados da Caixa que compreenderam a importância do processo eleitoral. “Hoje estamos comemorando algo que há muitos anos era reivindicado pelos trabalhadores e o movimento sindical. Queremos ouvir os trabalhadores e suas demandas”, enfatizou.

A posse dos conselheiros eleitos contou com a participação do presidente do CA, o ministro dos Portos, Antônio Henrique Pinheiro Silveira; o presidente da Caixa, Jorge Hereda; o vice-presidente de Pessoas, Sergio Pinheiro; e o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro. A Fenae foi representada pelos diretores Pedro Eugenio Leite (presidente), Jair Pedro Ferreira (vice-presidente) e Fabiana Matheus (Administração e Finanças). O diretor de Benefícios da Funcef, José Carlos Alonso, também esteve presente.

O presidente da Caixa disse que é motivo de orgulho poder cumprir na sua gestão o compromisso assumido pelo ex-presidente Lula e pela presidenta Dilma Rousseff de assegurar a participação dos trabalhadores no órgão máximo de decisão do banco. “Vamos contar com a visão dos empregados no Conselho de Administração”, garantiu Hereda.

A conquista dos trabalhadores foi enaltecida também pelo presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, lembrando que a representação visa assegurar uma gestão mais participava e a busca pela valorização dos trabalhadores.

Para o presidente da Fenae, Pedro Eugenio Leite, a atuação do movimento associativo e sindical foi decisiva para a concretização dessa antiga reivindicação. “Estamos vivendo um momento histórico e de extrema importância para o conjunto dos empregados da Caixa”, destacou.

A eleição para escolha do conselheiro representante está prevista pela lei 12.353, de 28 de dezembro de 2010, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e regulamentada pela presidenta Dilma Rousseff. A medida dispõe sobre a participação dos trabalhadores em órgãos de administração das empresas públicas ou sociedades de economia mista controladas pela União, direta ou indiretamente.

Fernando Neiva e Rita Serrano foram eleitos no início de dezembro de 2013. A posse dependia de alteração do artigo do Estatuto que restringia a participação de todos os empregados no processo de gestão, ao estabelecer que somente podiam integrar o Conselho de Administração os empregados que já haviam ocupado cargos gerenciais ou relevantes em órgãos ou entidades da administração pública por no mínimo dois anos. A mudança no texto só ocorreu no final de fevereiro.

Logo após a posse, os conselheiros representantes participaram de uma reunião do Conselho de Administração.