Notícias

Editorial 600x400.jpg

01/07/2021 10:51 / Atualizado em 01/07/2021 14:06

minuto(s) de leitura.

Em defesa do impeachment de Bolsonaro, pelo Brasil e pelo povo

Diretoria da Fenae

O relógio da história aperta o passo no Brasil. Os ponteiros apontam para o “super pedido” de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL), protocolado na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (30), por um grupo de parlamentares da oposição e por integrantes da antiga base do governo no Congresso Nacional, além de diversas entidades de movimentos sociais. É o clamor nacional pelo Fora Bolsonaro, impulsionado por ações nas ruas e nas redes sociais.

Cabe, agora, ao deputado Arthur Lira (PP/AL), presidente da Câmara, pautar o urgente e indispensável pedido de abertura do processo de afastamento sumário do chefe do Executivo.

De diferentes ângulos, e sob as mais diversas perspectivas, emergem alertas em torno da suspeitosa gestão da pandemia. É fato que a condução do governo brasileiro no enfrentamento do coronavírus tem se mostrado desastrosa. Essa situação tem sido comprovada pelas mortes de mais de 500 mil pessoas e pelos recentes escândalos relacionados à compra ou intenção de compra de vacinas. Ao que indica os rumos da CPI da Covid, podemos estar diante de um crime de prevaricação, previsto no artigo 319 do Código Penal, e que ocorre quando o interesse público é ignorado em prol do favorecimento privado. 

Com o propósito de reafirmar a defesa das instituições democráticas e do patrimônio público, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) se une a outras entidades representativas pelo Fora Bolsonaro e faz coro à reivindicação popular por vacina já para todos e contra a privatização das empresas públicas, contra a reforma administrativa, contra o desmonte do Estado brasileiro e em defesa dos direitos sociais e trabalhistas.

Queremos um país com mais empregos, com desenvolvimento sustentável, sem privatizações, com acesso à vacina e ao auxílio emergencial digno. Para isso temos que tirar Bolsonaro do comando político do Brasil, um chefe de governo que tem demonstrado descaso com a vida dos brasileiros e com o desenvolvimento sustentável do país.

A defesa que fazemos do Fora Bolsonaro é pelo Brasil, pela democracia e pelo povo. As ações do atual presidente da República violam a Constituição e se tornam ainda mais danosas em razão da crise sanitária e econômica. Não dá para permitir que o retrocesso institucional prevaleça, com a desastrosa interrupção do processo democrático do país. Não dá para aceitar nenhum direito a menos.

É por isso que, ao lado de entidades dos movimentos sindicais e populares, juventude e partidos políticos, estamos mobilizados em defesa dos direitos sociais, da liberdade e da democracia, contra a ofensiva neoliberal privatista e por saídas populares para a crise. O que está em jogo não é apenas um projeto de poder ou programa de governo, mas a democracia e o próprio futuro da soberania nacional. Sabemos ainda que uma Caixa Econômica Federal 100% pública e com caráter social é essencial para o desenvolvimento do Brasil. 

O lado dos trabalhadores não combina com choque de gestão e venda do patrimônio público para a iniciativa privada. Para ser sustentável, o Brasil precisa ser economicamente viável, socialmente justo, politicamente democrático, culturalmente ousado e ecologicamente correto. Diante de tudo isso, manifestamos posição de que este governo não pode mais continuar dirigindo o país e conclamamos o Congresso Nacional a iniciar imediatamente o processo de impeachment contra Bolsonaro.

O movimento nacional dos empregados da Caixa está diante do desafio de repelir a regressão conservadora. É isso ou o retrocesso.

DIRETORIA DA FENAE 

 

 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado