23/03/2015 08:07 / Atualizado em 23/03/2015 09:40

Eleita nova diretoria executiva da Contraf/CUT. Roberto Von Der Osten é o presidente

Os novos diretores tomarão posse no dia 15 de abril para um mandato de três anos. A eleição ocorreu durante o 4º Congresso da Contraf/CUT, neste final de semana, em São Paulo. Os delegados deliberaram também sobre mobilizações em defesa dos direitos dos trabalhadores e da categoria bancária

Fenae Net

A Contraf/CUT elegeu, neste final de semana, durante o seu 4º Congresso, realizado em São Paulo (SP), a diretoria que irá comandar a entidade no período de 2015/2018. Roberto Von Der Osten, atual secretário de Finanças da Confederação, foi eleito presidente. A posse dos novos diretores ocorrerá no dia 15 de abril.

Durante o encontro, ocorreram também outras deliberações como a convocação de um seminário nacional para definir a estratégia de luta dos bancários nos próximos anos e um chamado para a intensificação da mobilização para enfrentar a difícil conjuntura econômico e política, com o objetivo de defender os diretos dos trabalhadores, a democracia, a reforma política e a democratização dos meios de comunicação.

“Vamos continuar a organizar e articular a categoria bancária para defender a democracia e os direitos dos trabalhadores. Também vamos organizar a atuação dos bancários no Congresso Nacional contra o PL 4.330 da terceirização, que deve retornar à pauta ", afirmou no encerramento do Congresso o presidente eleito.

O Congresso da Contraf/CUT teve 353 delegados de todo o país, sendo 237 homens e 116 mulheres. Da Fenae, participaram os diretores Jair Pedro Ferreira (presidente), Clotário Cardoso (vice-presidente) e Moacir Carneiro (diretor de Cultura).

Duas chapas concorreram na eleição da diretoria da Contraf-CUT, ocorrida na tarde do sábado (21). A Chapa 2 (Articulação Sindical, CSD, Unidade Sindical, Fórum do RJ, Articulação de Esquerda e Intersindical), encabeçada por Roberto Von Der Osten, recebeu 265 votos, ou 75,7% do total. Já a Chapa 1 (Articulação Sindical), liderada por Miguel Pereira, atual secretário de Organização da Contraf/CUT, alcançou 85 sufrágios, 24,3%. Houve dois votos em branco e um nulo.

Foi aprovada também a criação de mais duas pastas na diretoria executiva da Contraf/CUT: as secretarias de Juventude e a de Combate ao Racismo, totalizando 17. Foi mantida a atual composição de 26 integrantes do Conselho Diretivo. Essas duas secretarias foram criadas para contemplar as bandeiras da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Os delegados e as delegadas fizeram uma discussão sobre a conjuntura política e econômica, internacional e nacional, da qual participaram como expositores o chefe mundial da UNI Finanças, Márcio Monzane, e o ex-deputado estadual (PT/SP) Luís Cláudio Marcolino.

Durante os debates, foi aprovada também uma moção de apoio aos trabalhadores da Guatemala, depois que a dirigente sindical guatemalteca Lesbia Amezquita, do Movimento Sindical Indígena e Campesino (MSICG), denunciou a violência contra sindicalistas em seu país, onde 68 foram assassinados e nenhum caso esclarecido pela polícia.

Composição Diretoria

Integram a Diretoria executiva da Contraf/CUT: Ppresidente - Roberto Antonio Von Der Osten; Vice-presidenta - Juvandia Moreira Leite; Secretaria-geral - Carlos de Souza; Secretaria Finanças - Sérgio Hiroshi Takemoto, que é empregado da Caixa e diretor Executivo da Fenae; Secretaria Imprensa - Gerson Carlos Pereira; Secretaria Relações Internacionais - Mario Luis Raia; Secretaria Saúde - Walcyr Previtale ; Secretaria Formação - Ernesto Izumi; Secretaria Organização do Ramo Financeiro - Carlindo Dias de Oliveira; Secretaria Assuntos Jurídicos - Mauri Sergio Marins de Souza; Secretaria Assuntos Sócioeconômicos - Rosalina Amorim; Secretaria Políticas Sindicais - Gustavo Machado Tabatinga Junior; Secretaria da Mulher - Elaine Cutis; Secretaria de Relações do Trabalho - Mauro Salles Machado; Secretaria de Políticas Sociais - Fabiano Paulo da Silva Junior; Secretaria da Juventude - Fabiana Uehara Proscht, empregada da Caixa; e Secretaria de Combate ao Racismo - Almir Costa de Aguiar.