EleiçãoFuncef-Segurança-600x400

14/03/2018 09:29 / Atualizado em 15/03/2018 08:07

Eleições 2018: Comissão Eleitoral cancela apresentação do sistema de votação

Na reunião, seriam discutidas questões relacionadas às condições de segurança e confiabilidade do site e aplicativo da Funcef

Sem qualquer aviso, a reunião da Comissão Eleitoral das Eleições Funcef 2018, marcada para as 10h desta quarta-feira (14), foi cancelada. A pauta do encontro previa a apresentação do sistema de votação, para que as chapas possam ter referências em relação às condições de segurança da informação do site e do aplicativo para smartphones. A menos de 20 dias do primeiro turno, a Funcef mantém o sistema de votação em segredo.

Até o momento, a Comissão Eleitoral não se manifestou formalmente sobre o cancelamento da reunião. Como representante de todos os participantes, a Fenae alerta para a necessidade de uma condução transparente e isenta do processo eleitoral e questiona a falta de transparência sobre as questões tecnológicas que envolvem o pleito.

“A eleição será exclusivamente pela internet, mas aquele que é o terceiro maior fundo de pensão do país não consegue sequer apresentar o sistema de votação para os participantes? O processo eleitoral não pode ser conduzido com tanta desorganização e displicência”, questiona o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Com a votação exclusivamente online, serão necessários uma infraestrutura adequada para garantir o bom funcionamento do processo, mecanismos de proteção, entre outros aspectos que garantam o pleno acesso de todos os participantes, inclusive aqueles que possuem necessidades especiais.