rita serrano_eleicoes_400.jpeg

12/11/19 10:41 / Atualizado em 12/11/19 10:46

Eleição para representante dos empregados do CA da Caixa começa na próxima segunda, 18

Fenae e as representações dos empregados e entidades sindicais se unem em apoio à candidatura de Rita Serrano

Empregados Caixa começam a escolher, na próxima segunda (18), o seu represente no Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal. Fique atento as datas! O primeiro turno do pleito ocorrerá de 18 a 22 de novembro, e o resultado será divulgado no dia 22 de novembro no Portal do Empregado. Caso nenhum candidato obtenha 50% mais um dos votos, haverá segundo turno entre os dias 2 e 6 de dezembro.

Essa é a terceira vez que os trabalhadores, mesmo aqueles que estão de férias ou licença, elegerão seus representantes no Conselho. A eleição direta para que os empregados façam parte da gestão da Caixa foi conquistada por meio de muita luta da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e das entidades dos movimentos associativo e sindical de todo o país. Com essa união, o voto se tornou realidade a partir de 2013.

O Conselho de Administração (CA) é o principal órgão colegiado e de orientação geral dos negócios do banco. Com a atual gestão da instituição focada em uma política de privatização, escolher um candidato que defenda os interesses dos empregados e do banco é fundamental para manter a Caixa forte e sem privatizações de suas áreas lucrativas. A atual conselheira, Rita Serrano, tem feito esse papel e se manteve forte frente as investidas da gestão de desmembrar a Caixa.

A Fenae apoia a candidatura de Rita Serrano para o seu segundo mandato. Segundo o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, Rita teve posições firmes na defesa dos trabalhadores e da Caixa. “Precisamos ter um representante que seja articulado com as entidades que representam os trabalhadores da empresa e que defenda o papel social do banco como parte importante de desenvolvimento do país. E a Rita tem feito isso”, afirmou o presidente da Fenae.

O conselheiro eleito será empossado para o biênio 2020/2022. Nas principais propostas de Rita Serrano para o período estão defender a Caixa 100% pública, íntegra, sustentável e focada no desenvolvimento do Brasil; articular com entidades, representantes políticos e a sociedade civil organizada ações que impeçam a diminuição do banco, privatização das operações e da gestão do FGTS; lutar pela melhoria da qualidade de trabalho e vida dos empregados, com a defesa do Saúde Caixa, Funcef e outras conquistas.

“Meu papel vem sendo a defesa intransigente da Caixa como empresa pública, sustentável e focada no desenvolvimento do Brasil, além dos interesses e qualidade de trabalho dos empregados. Vivemos um período de grande ameaça, e cada direito que se perde representa anos e anos de luta, e só será recuperado daqui a muitas gerações", reforçou Rita.