Ed. Digital RJ 400.jpeg

30/01/20 16:25 / Atualizado em 30/01/20 16:50

Educação Digital integra aposentados

O curso, que aconteceu no Rio de Janeiro, teve por objetivo levar conhecimento tecnológico aos associados

Durante toda a tarde de quarta-feira (29), os associados aposentados da Apcef/RJ provaram que não há idade certa para aprender a fazer uso da tecnologia enquanto participavam do curso de Educação Digital, na sede administrativa da associação, no Rio de Janeiro. O encontro promoveu ainda um almoço de confraternização entre associados e sorteios de brindes variados. Essa foi a quarta vez que o curso foi realizado no módulo presencial.

A iniciativa, realizada pela Rede do Conhecimento em parceria da Fenae com a Apcef/RJ, tem como finalidade proporcionar maior integração e aprendizado da melhor idade com a tecnologia. "Por ser uma linguagem nova para idoso, na minha idade, a gente sempre tem dificuldade em aprender sobre informática e vi aqui uma oportunidade de poder aprender junto com os meus colegas", disse Neuza Ribeiro Lima, de 80 anos, associada da Apcef/RJ.

O também associado, Paulo Roberto de Araujo, parabenizou a Federação pela realização do curso presencial no Rio de Janeiro. "O curso de Educação Digital que a Fenae está promovendo pelas Apcefs do país é de grande valia para nós idosos que temos dificuldade em mexer com computador e celular. É muito bacana poder participar gratuitamente de uma aula com conteúdo tão importante. Parabéns à Fenae pela iniciativa", congratulou.

As aulas foram ministradas pelo professor da Rede do Conhecimento, Tony Ventura, que destacou a importância dos associados aposentados se integrarem com o mundo digital. "Aprender a usar as novas tecnologias é essencial para as pessoas se manterem conectadas com o mundo. Com a tecnologia, a terceira idade pode se conectar com familiares e amigos que estão a longa distância em apenas um clique através de ferramentas como WhatsApp, e-mail, Skype... Por isso, é tão importante que os associados aposentados aprendam ao menos os conceitos básicos para manuseio dessas ferramentas", afirmou.

O diretor de esportes da Fenae, Carlos Alberto Lima, esteve presente na sede administrativa da Apcef/RJ e também falou sobre o objetivo do curso. "Nós vivemos em um mundo de rápidas transformações na comunicação via mídias sociais, utilização de smartphones e computadores, e é preciso que nós, Fenae e Apcefs, possamos oferecer a oportunidade de integração com o mundo tecnológico para a terceira idade, que às vezes não consegue acompanhar a velocidade desses avanços tecnológicos, e para que, assim, possam fazer uso da tecnologia da melhor forma possível e participar da comunicação com demais pessoas nos tempos atuais".

Já o presidente da Apcef/RJ, Paulo Matileti, aproveitou para agradecer a Federação por mais uma parceria de sucesso no estado fluminense. "Para nós, da Apcef/RJ, é uma honra trazer o curso presencial de Educação Digital para o Rio de Janeiro. É momento de trabalharmos pela união dos empregados da Caixa e realizarmos projetos que integrem tanto os associados ativos quanto os aposentados. Agradeço imensamente à Fenae por todo o suporte".

Além de se incluírem no mundo digital, os associados aposentados também puderam confraternizar durante almoço e participaram de sorteios de brindes realizados pela assistente de relacionamento da Federação, Sabrina Guidinele, valendo prêmios como uma mochila Victorinox, agenda e quatro moleskines especiais estampados com as obras vencedoras do Talentos Fenae/Apcef 2018. A associada da Apcef/RJ, Maria Martins de Lima, foi sorteada com uma mochila Victorinox e deu sua avaliação sobre a tarde na sede administrativa da Apcef/RJ. "Amei o curso de Educação Digital, me ajudou bastante, foi super produtivo para mim. Além de ter sido uma das contempladas no sorteio. Estão todos de parabéns pela realização do curso", disse.