Live-PDV-600x400-e-hoje 25.11.png

25/11/20 10:33 / Atualizado em 25/11/20 10:51

É hoje (25) no Facebook e Youtube da Fenae: participe da live sobre PDV, metas e contratações

Transmissão será realizada  às 19h. Mande suas dúvidas por meio das nossas redes sociais ou pelo WhatsApp

Acontece hoje, nesta quarta-feira (25), às 19h, a live: PDV, metas e contratações. A transmissão do debate e tira-dúvidas vai informar aos empregados da Caixa pelo Facebook  e Youtube da Fenae como anda o clima e as condições de trabalho dos colegas da Caixa, cada vez mais pressionados com cobranças abusivas, sem horizonte de contratação e impactados pelo Programa de Desligamento Voluntário (PDV).

Envie perguntas pelo whatsapp da Fenae: (61) 98142 8428 ou pelas redes sociais da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). No debate on-line da Fenae e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) estarão na bancada: Sergio Takemoto, presidente da Fenae, Fabiana Uehara Proscholdt, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Mairton Antônio Garcia Neves, presidente da Federação Nacional das Associações dos Gestores da Caixa (Fenag), e o gestor na área de Saúde e consultor da Fenae, Albucacis de Castro Pereira.

Participe! Tem tuitaço às 11h e às 18h! Use as hashtags #MenosMetasMaisRespeito #QueVergonhaCaixa e #MaisContrataçõesMenosFilas.

Os desafios são cada vez maiores para os empregados da Caixa: adoecidos, com jornadas exaustivas, com metas estabelecidas sem aviso ou negociação prévia com os trabalhadores e suas entidades. “Se a Caixa não contratar mais trabalhadores, o peso ficará ainda maior”, afirmou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Em 11 meses de crise sanitária com a pandemia e sob a pressão das dificuldades econômica, os trabalhadores da Caixa já atenderam mais de 100 milhões de brasileiros em busca do auxílio emergencial, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm). De dentro das agências bancárias lotadas ou trabalhando remotamente de suas casas, muitos dos empregados da Caixa não terão tempo hábil para alcançar as metas e as imposições da Caixa, cada vez mais abusivas.

"As condições de trabalho estão precárias e quem está nas unidades está trabalhando incansavelmente sem as devidas condições. Com essa "novidade" de metas absurdas no fim do ano só reforça o descaso que a Caixa está com seus empregados, como se tudo o que fizeram até o momento fosse desconsiderado. É uma palhaçada!", destacou a coordenadora da CEE/Caixa.

Menos empregados

De 2014 a 2020, a Caixa perdeu mais de 17 mil trabalhadores em decorrência de PDVs ou demissões, conforme relatórios da Caixa. O atual PDV, lançado no início do mês, abriu mais de 7.200 vagas para a saída de trabalhadores. Questionada pela CEE, a Caixa não respondeu se haverá reposições. A falta de trabalhadores resulta na precarização do atendimento à população e nas filas que vimos durante a pandemia.

A recomposição do quadro de empregados poderia vir dos aprovados de 2014, último concurso da Caixa. No dia 4 de dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) irá julgar os embargos de declaração contra o acórdão do RE 960.429, protocolados pela Fenae, Contraf/CUT e outras entidades, em julho deste ano. As entidades ingressaram com a ação depois que a Corte julgou que é de competência da Justiça comum os processos e julgamentos das demandas ajuizadas por candidatos e empregados públicos na fase pré-contratual, relativas a critérios para a seleção e a admissão de pessoal nos quadros de empresas públicas.

Mobilização nas redes sociais

Para cobrar a Caixa pelas metas abusivas e por mais contratações, a Fenae, Contraf- CUT e os movimentos sindicais farão uma mobilização no Twitter.

Live PDV, metas e contratações

Data: quarta-feira, 25 de novembro