Notícias

Ebook 50 anos 600x400

28/06/2021 10:00 / Atualizado em 28/06/2021 10:01

minuto(s) de leitura.

E-book com fotos históricas conta a trajetória dos 50 anos da Fenae

“50 anos em 50 fotos” mostra a atuação da Fenae nos movimentos de luta em defesa dos direitos para os empregados

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) lança, nesta segunda-feira (28), um e-book em comemoração aos seus 50 anos. São 50 fotos históricas que contam a trajetória de lutas e conquistas para os empregados do banco.

O e-book traz o registro da primeira greve de alcance nacional da história da Caixa, quando os empregados se uniram na luta pelo direito à jornada de seis horas e à sindicalização. A Fenae teve participação decisiva na greve em que reconheceu os trabalhadores como bancários, que aconteceu no dia 30 de outubro de 1985.

“Para nós, da Fenae, é muito importante lançar este material para deixar sempre registrado para os empregados mais jovens que não há avanço sem luta, sem união da categoria. Foi com muita mobilização que conseguimos conquistas e direitos que eles podem usufruir hoje”, destacou Sergio Takemoto, presidente da Fenae. 

Outra greve histórica, também retratada no e-book, foi a de 1991. A categoria bancária fez greve de 21 dias por reajuste salarial e contra as privatizações iniciadas pelo então presidente Fernando Collor. Como retaliação à greve, Collor demitiu, injustamente, 110 trabalhadores da Caixa. Sensibilizados, os empregados se uniram, organizados pela Fenae, para arcar com o salário dos demitidos a partir de um desconto na folha de pagamento de 35 mil colegas solidários. O movimento só terminou depois que conseguiram reintegrar todos os demitidos de volta ao banco. 

Esta história de solidariedade virou um documentário – Não Toque em Meu Companheiro, dirigido pela cineasta Maria Augusta Ramos e produzido pela Fenae, em parceria com a No Foco Filmes (disponível nas plataformas Now Vivo Play).

O e-book 50 anos em 50 fotos também mostra a diversidade de projetos e programas da Fenae pelo bem-estar dos empregados e associados. Há um registro histórico do primeiro Fenec – o Festival Nacional de Música dos Empregados da Caixa, realizado pela Fenae. Logo o Fenec passou a se chamar Músicas Fenae e, hoje, o festival cresceu e deu lugar ao Talentos Fenae/Apcefs, descobrindo artistas da Caixa em fotografia, filmes, artes visuais e literatura.

Clique aqui e veja a história da Fenae em fotos. 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

selecione o melhor resultado