foto_documentario2_400.jpg

08/12/2020 15:39 / Atualizado em 08/12/2020 15:54

Documentário ‘Não Toque em Meu Companheiro’ será exibido hoje no Canal Brasil

Coproduzida pela Fenae, obra relata mobilização histórica de 110 empregados da Caixa em 1991. Também está disponível em sete plataformas

Será exibido hoje (8), às 19h10, pelo Canal Brasil, o documentário “Não Toque em Meu Companheiro”, dirigido por Maria Augusta Ramos. A veiculação do filme na TV aberta foi anunciada pela revista “Ilustrada”, da Folha de São Paulo e pela editoria de Cultura do Estado de São Paulo.

Coproduzido pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), o documentário conta a história da mobilização de um grupo de 110 empregados da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais, Paraná e São Paulo, após serem demitidos injustamente em 1991.

O documentário reúne tanto os trabalhadores demitidos à época do governo Collor como a nova geração da Caixa. Em 74 minutos, a obra faz um paralelo entre o governo do então presidente Fernando Collor de Mello, que implantou medidas severas de redução do Estado, e o governo atual, do presidente Jair Bolsonaro, que inaugura um novo ciclo neoliberal e de privatizações no país.

“Neste momento de crise em que a classe trabalhadora está sendo asfixiada, é fundamental resgatarmos histórias como esta, que mobilizou os empregados da Caixa Econômica”, afirmou, ao falar sobre o trabalho, o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Segundo ele, o filme “mostra que a união vence todos os obstáculos e dá forças para que a luta pela Caixa 100% pública e social seja intensificada”. O dirigente da Fenae também ressaltou a importância do documentário, por “permitir que os empregados do banco conheçam um dos momentos mais difíceis enfrentados pela categoria”.

Capítulo importante

Para o do atual diretor de Formação da Fenae, Jair Pedro Ferreira, um dos protagonistas, a divulgação da história é fundamental para o entendimento sobre o Brasil. De acordo com ele, a mobilização da Caixa foi um capítulo importante da luta por direitos dos trabalhadores.

“O resgate da história de luta pela reintegração dos demitidos é vital para os novos empregados compreenderem que o movimento nacional na Caixa é feito de mobilizações e conquistas”, salientou.

Na opinião de Ferreira, “registrar e contar esses acontecimentos, rever as pessoas, ouvir sobre o que cada um viveu e reafirmar a rede de solidariedade entre trabalhadores de um mesmo banco, o único 100% público do país, são alguns do importante saldo captado pelo documentário”.

O documentário também está disponível em sete plataformas, podendo ser acessado pelos interessados nos seguintes canais: Globo Play, Google Play, iTunes, Net Now/Claro, Oi Play, Vivo Play, FilmeFilme  e Looke.

Ficha técnica:

Direção/Roteiro: Maria Augusta Ramos
Produção: Maria Augusta Ramos/NoFoco Filmes
Coprodução: Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae)
Diretor de Fotografia: Diogo Lajst e José Eduardo Eduardo Pereira
Som: Fernando Akira, Lucas Maffini e Eder Boldieri