Card NaoToqueMeuCompanheiro BH 600x400

03/03/2020 16:28 / Atualizado em 11/07/2020 19:11

Documentário “Não Toque em Meu Companheiro” será exibido em BH pela primeira vez nesta quinta

Filme foi produzido pela cineasta Maria Augusta Ramos em parceria com a Fenae. Enredo traz a solidariedade entre empregados da Caixa, em protesto à demissão injusta de 110 trabalhadores em Minas Gerais, Paraná e São Paulo em 1991

De solidariedade entre trabalhadores de um mesmo banco à mobilização por uma Caixa Econômica Federal 100% pública e social, com respeito aos direitos dos empregados, eis a história de “Não Toque em Meu Companheiro”, filme da premiada cineasta brasiliense Maria Augusta Ramos, a Guta, produzido sob a coordenação da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).

Esse documentário terá mais uma exibição de gala nesta quinta-feira, no dia 5 de março, às 20h, desta vez na cidade de Belo Horizonte (MG). Na capital mineira, o local do lançamento é a Sala Humberto Mauro do Palácio das Artes, situado à Avenida Afonso Pena, 1.537, no Centro. Empregados da Caixa lotados em unidades de BH, além de convidados, têm a chance de conferir o drama vivido em 1991 por 110 trabalhadores do banco nos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo, injustamente demitidos por atos do então governo do presidente Fernando Collor de Mello.

Na época, durante mais de um ano, os trabalhadores dispensados, entre os quais 30 mineiros, 50 paulistas e 30 de Londrina (PR), foram amparados financeiramente por colegas de trabalho, que adotaram a iniciativa de organizar mobilizações até a reintegração de todos os exonerados. É isso de que trata o documentário: reafirmar a rede de solidariedade entre bancários de uma mesma instituição financeira pública, com destaque para o relato dos acontecimentos nas três cidades, de modo a rever as pessoas e ouvir sobre o que cada um viveu. Os depoimentos dos demitidos se somam aos dos empregados mais jovens, com ambos refletindo sobre o acontecido no passado e apontando os novos dilemas do trabalho no banco.

Em sua vitoriosa trajetória desde a estreia em São Paulo, em 7 de fevereiro, por ocasião da abertura solene do Inspira 2020, que reuniu mais de 700 empregados de todo o Brasil, “Não Toque em Meu Companheiro” vem lançando luzes não somente na produção da Guta com a Fenae, como também no movimento em defesa da Caixa pública e social, tendo como principal referência a campanha #ACAIXAÉTODASUA, difundida nacionalmente pelo Comitê em Defesa da Caixa, cujo coletivo é integrado por entidades representativas de Norte a Sul do Brasil. O filme também foi lançado em Londrina, no Paraná, no último dia 18 de fevereiro.

Foram em cenários de BH, Londrina e São Paulo que as gravações de 74 minutos do documentário foram filmadas, marcadas por reencontros emocionantes e irreverentes. Para a diretora Maria Augusta, a trama de “Não Toque em Meu Companheiro” gira em torno do incrível enredo de solidariedade e luta dos empregados da Caixa. “Todo o filme está carregado de beleza, simbolizada na emoção dos reencontros e na urgência de se falar sobre a mobilização em um momento conjuntural onde os direitos dos trabalhadores voltam a ser atacados”, opina.

Entre os demitidos de 1991, o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, é um dos protagonistas do documentário, junto com outros diretores da Federação, como Sérgio Takemoto (vice-presidente), Cardoso (Administração e Finanças) e Carlos Alberto Oliveira Lima – Caco (Esportes).

Jair Ferreira discorre a respeito do filme: “Não Toque em Meu Companheiro” é um capítulo importante pelos direitos dos trabalhadores. Resgata a história de luta pela reintegração dos demitidos em 1991, constituindo-se como um momento vital para os novos empregados compreenderem que o movimento nacional na Caixa é feito de mobilizações e conquistas”.

Além do lançamento em Belo Horizonte, depois de ter passado por São Paulo e Londrina, o documentário “Não Toque em Meu Companheiro” deverá ser exibido em outras localidades país afora, em eventos especiais promovidos e apoiados pela Fenae e pelas Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs).

Serviço
Lançamento do filme “Não Toque em Meu Companheiro”. Apenas para empregados da Caixa lotados em unidades da Caixa em BH, além de convidados.
Local
Palácio das Artes, na Sala Humberto Mauro, na Avenida Afonso Pena, 1.537 – Centro, em Belo Horizonte (MG).

Quinta-feira – dia 5 de fevereiro.
Horário
20h.