aplicativo400.jpg

19/05/20 17:41 / Atualizado em 19/05/20 18:04

Do pagamento ao saque do auxílio: fique atento às regras e calendários para evitar as filas

O benefício será depositado na Poupança Social Digital Caixa. Portanto, não é necessário ir às agências. Os saques vão obedecer outro calendário e poderão ser feitos também em lotéricas e caixa eletrônico

Começou nesta segunda-feira (18) e vai até o dia 13 de junho o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial. A Caixa informou que o benefício já foi liberado para quase 60 milhões de trabalhadores, 300% a mais do que era previsto pelo Governo no início da pandemia, que estimava o pagamento para 20 milhões de pessoas.

As entidades representativas continuam preocupadas com as aglomerações em frente às agências. Portanto, é preciso obedecer ao calendário estabelecido pela Caixa para não correr o risco de contágio pelo novo coronavírus. “E é importante lembrar que os saques só começam a partir do dia 30 e podem ser feitos nas lotéricas e caixas eletrônicos”, alerta o presidente da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa), Sérgio Takemoto.

É preciso ficar atento porque algumas regras na forma do pagamento foram alteradas. Todos os beneficiários, exceto os do Bolsa Família, receberão o valor pela Poupança Social Digital Caixa - inclusive aqueles que indicaram outros bancos para o depósito.

Para os beneficiários do Bolsa família nada mudou e a segunda parcela do auxílio já está disponível para este público. A ordem de pagamento, como acontece todos os meses, seguirá o número do NIS.

Veja o calendário para beneficiários do Bolsa Família:

Final do NIS
1 - 18 de maio
2 - 19 de maio
3 - 20 de maio
4 - 21 de maio
5 - 22 de maio
6 - 25 de maio
7 - 26 de maio
8 - 27 de maio
9 - 28 de maio
0 - 29 de maio

Para os beneficiários que se inscreveram pelo aplicativo Auxílio Emergencial ou estão no Cadastro Único mas não recebem Bolsa Família, o depósito será feito a partir de quarta-feira (20), de acordo com o mês de aniversário. Os valores depositados nestas datas estarão disponíveis apenas para pagamento de contas, boletos e para realização de compras por meio do cartão de débito virtual. A movimentação é feita pelo aplicativo Caixa TEM. Os saques em espécie e transferências para este público seguirão outro cronograma.

Atenção! A segunda parcela do auxílio será depositada apenas para quem já recebeu a primeira parcela até o dia 30 de abril. O Governo ainda não informou o calendário para quem estiver apto a receber após esta data.

Calendário de pagamento para a Poupança Social Digital Caixa:

- Nascidos em janeiro ou fevereiro: 20 de maio

- Nascidos em março ou abril: 21 de maio

- Nascidos em maio ou junho: 22 de maio

- Nascidos em julho ou agosto: 23 de maio

- Nascidos em setembro ou outubro: 25 de maio

- Nascidos em novembro ou dezembro: 26 de maio

Calendário para saques em espécie e transferências:

- Nascidos em janeiro: 30 de maio

- Nascidos em fevereiro: 1º de junho

- Nascidos em março: 2 de junho

- Nascidos em abril: 3 de junho

- Nascidos em maio: 4 de junho

- Nascidos em junho: 5 de junho

- Nascidos em julho: 6 de junho

- Nascidos em agosto: 8 de junho

- Nascidos em setembro: 9 de junho

- Nascidos em outubro: 10 de junho

- Nascidos em novembro: 12 de junho

- Nascidos em dezembro: 13 de junho

Novo lote para primeira parcela – A Caixa vai liberar a primeira parcela do benefício para mais 8,3 milhões de pessoas entre os dias 19 e 29 de maio. Os novos beneficiários aguardavam análise do cadastro pela Dataprev. A empresa ainda analisa a aprovação de 5,7 milhões de inscritos.

Calendário para novo lote da primeira parcela:

- Nascidos em janeiro: 19 de maio

- Nascidos em fevereiro: 20 de maio

- Nascidos em março: 21 de maio

- Nascidos em abril: 22 de maio

- Nascidos em maio/junho/julho: 23 de maio

- Nascidos em agosto: 25 de maio

- Nascidos em setembro: 26 de maio

- Nascidos em outubro: 27 de maio

- Nascidos em novembro: 28 de maio

- Nascidos em dezembro: 29 de maio

Como gerar e usar o cartão de débito virtual Caixa TEM – os beneficiários que recebem pela Poupança Social Digital Caixa podem utilizar o cartão de débito virtual para compras na internet em sites e aplicativos que aceitam débito. A utilização é segura e a compra é debitada diretamente da conta, não precisa sair de casa.

Saiba como emitir:

- Acesse o aplicativo Caixa TEM e, na tela inicial, selecione a opção "Cartão de Débito Virtual";

- Selecione "Usar agora meu Cartão de Débito virtual";

- Digite sua senha do Caixa Tem, que foi cadastrada para usar o aplicativo;

- O aplicativo vai mostrar uma imagem com dados do cartão para o beneficiário utilizar na internet;

- Agora basta informar os dados fornecidos pelo aplicativo nas lojas online que aceitam débito.