Notícias

_Carlos Hilsdorf

10/02/17 10:28 / Atualizado em 10/02/17 13:12

minuto(s) de leitura.

“Discernimento é a chave para descobrir o propósito da vida”, afirma Carlos Hilsdorf

Especialista em comportamento humano empolgou plateia do Inspira Fenae, no segundo e último dia do evento, interagindo com a galera através do uso de técnicas de dinâmica de grupo. Ele disse que o fator tempo é determinante para um contínuo despertar da consciência

O Inspira Fenae foi aberto nesta sexta-feira (10), segundo e último dia do evento, que está sendo realizado em Brasília (DF), de maneira surpreendente. Isto coube a Carlos Hilsdorf, pesquisador, economista e especialista em comportamento humano, formado pela Fundação Getúlio Vargas. Sua palestra teve formato performático e foi baseada na aplicação de técnicas modernas de dinâmica de grupo para interagir com a plateia.

Em sua participação no evento, denominada “Propósito”, Hilsdorf fez um convite aos mais de 600 empregados da Caixa Econômica Federal de todo o Brasil: construir a melhor versão imaginável e possível do futuro, olhando um pouquinho pelo retrovisor da história, para permitir que as pessoas se encontrem e se contagiem, com base em uma ampla rede do conhecimento.

Diante de um público atento ao que estava sendo dito, Carlos Hilsdorf afirmou que as coisas hoje na sociedade estão profundamente diferentes. Exemplo disso, segundo ele, está no comportamento da nova geração, que ensina a seus pares um valor fundamental, o do compartilhamento. “Cada um hoje é, para o mundo, aquilo que entrega para os outros, considerado o diferente. Isso ocorre em uma era onde o consumo ainda predomina. Somos, portanto, o que compartilhamos!”, vaticinou.

Para o especialista em comportamento humano, uma rede do conhecimento é, na sociedade contemporânea, ligada por causas e propósitos. Isso, na sua avaliação, é um modo autêntico de construir a melhor versão do futuro, e uma prova cabal de que existem sincronicidades no mundo. Sincronicidade foi um termo cunhado por Carl Gustav Jung, para sua teoria de que tudo no universo está interligado por um certo grau de vibração, apontando ainda para a ideia de que duas dimensões (física e não física) estão em algum momento em sincronia, de modo a permitir que certos eventos isolados pareçam repetidos, em perspectivas diferentes. Portanto, sincronidade é definida como uma coincidência significativa entre eventos psíquicos e físicos.

Durante a palestra, ao falar de sonhos, Hilsdorf disse que “sonho sem atitude é delírio e sonho sem compartilhamento é apenas desejo, mas se houver criatividade e compartilhamento passa a ser projeto e se traduz em realidade”.

De acordo com Carlos Hilsdorf, “vivemos hoje a era da convergência, baseada na lógica do compartilhamento. Tanto que os produtos das novas tecnologias, a exemplo de celulares e computadores, são multifuncionais”. E acrescentou: “Preocupar-se com o ser humano de maneira ampla transforma a nossa maneira de construir o futuro. Isso resulta, entre outros fatores, em longevidade ampliada, sustentabilidade crítica, ansiedade sistêmica, acirramento de extremismo (fundamentalismo), indiferença diferente, renascimento do cooperativismo e associativismo e neo empreendedorismo com visão social”. Como consequência disso, segundo ele, há transformação em duas pontas: a si mesmo e ao mundo.

Ao abordar aspectos a respeito dos diversos tipos humanos, existentes na sociedade contemporânea, o especialista em comportamento humano conclamou os participantes do Inspira Fenae a olhar e enxergar o mundo, assim como a ouvir e escutar as pessoas, tendo em vista que “somos seres gerados por nossa imaginação do dia a dia”. Ele é da opinião que a arte do contágio é a mais importante da vida, pois permite que o discernimento seja a chave para a solução de todos os problemas.

Ao finalizar a sua palestra, Carlos Hilsdorf fez uma pergunta enigmática: “Qual o propósito da vida?” A pista por ele apontada é que a resposta precisa ser encontrada em cada um de nós, com todas as suas particularidades.  

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado