Notícias

REUNIAO  DIREITORIA FENAE_600X400.jpg

04/12/19 14:25 / Atualizado em 04/12/19 17:14

minuto(s) de leitura.

Diretoria da Fenae debate ações em defesa da Caixa e de seus empregados

Lançada em outubro, a #ACAIXAÉTODASUA esclarece a sociedade e trabalhadores sobre os danos da privatização do banco

A Diretoria Executiva da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) se reuniu nesta quarta-feira (5), em Florianópolis (SC), onde acontece a etapa nacional do Talentos Fenae/Apcef 2019. Um dos pontos debatidos na reunião foi a campanha #ACAIXAÉTODASUA, realizada pelo Comitê Nacional em Defesa da Caixa – formado por entidades representativas dos empregados da empresa, centrais sindicais e movimentos sociais. 

Desde seu lançamento em outubro, a campanha vem tomando conta do país. O objetivo é denunciar o processo de privatização já em curso com o fatiamento e a venda de áreas lucrativas da empresa, assim como a ameaça de retirada da gestão do FGTS da Caixa e de desmonte dos programas habitacionais. A atual direção do banco promove o "desinvestimento" da instituição, com a venda (abertura de capital) da Caixa na Bolsa de Valores, pela primeira vez em 158 anos. 

Já foram feitos lançamentos da campanha em Brasília, Ceará, Goiânia, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. O diretor de Administração de Finanças da Fenae, Cardoso, lembrou que foi lançada também no 41º Simpósio dos Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal, realizado de 25 a 30 de novembro, em Touros (RN).

 “Além das atividades de lançamento oficial da campanha, as entidades sindicais têm realizado ações permanentes no dia a dia nas unidades do banco, para envolver a população e empregados”, ressaltou o diretor da Fenae e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Dionísio Reis. 

Para o presidente da Federação, Jair Pedro Ferreira, a campanha acontece em um momento decisivo para o país, com um ataque grande às empregas públicas e principalmente à Caixa. “É fundamental mantermos esse processo de mobilização, envolvendo todos os empregados, os aposentados e a sociedade em geral para defender essa empresa que tem 158 anos de existência, desempenhando importante papel no desenvolvimento econômico e social do Brasil”, enfatizou. 

CDN

A Diretoria Executiva também debateu outras questões que estarão em pauta na reunião do Conselho Deliberativo Nacional da Fenae, que começa nesta quinta-feira (5), em Florianópolis. Os diretores aprovaram o planejamento estratégico e orçamentário para 2020. 

Na última reunião de 2019, o CDN - que reúne representantes das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) do Distrito Federal e dos 26 estados - irá debater Jogos da Fenae 2020, Reforma da Previdência e Funcef, Saúde da Caixa e Saúde do Trabalhador, planejamento estratégico e previsão orçamentária para o próximo ano,  comunicação e relacionamento com os empregados Caixa, projeto Apcef+Sáude, ações judiciais coletivas, dentre outros.

 

 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado