Fabiana-SeminarioAnabb.JPG

15/09/2017 15:33 / Atualizado em 15/09/2017 15:35

Diretora da Fenae participa de seminário sobre planos de saúde de estatais

No evento, promovido pela Anabb, Fabiana Matheus falou sobre o modelo de custeio do Saúde Caixa e enfatizou que o plano de saúde é superavitário

Na tarde desta sexta-feira (15), a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus participou do Seminário Anabb - Minutas CGPAR, promovido pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, para debater os impactos das medidas que estão em estudo pelo governo federal para alteração no modelo de custeio dos planos de saúde dos trabalhadores de estatais.

A discussão gira em torno das minutas de resolução elaboradas pela Comissão Interministerial de Governança Corporativa (CGPAR), que colocam em risco a viabilidade dos planos de saúde oferecidos por empresas públicas a seus empregados.

A diretora da Fenae falou sobre o modelo de custeio do Saúde Caixa, sobre as garantias previstas no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e enfatizou que o plano de saúde do pessoal da Caixa acumulou superávit de R$ 670 milhões até 2016.

"Nosso plano é sustentável e superavitário graças às premissas de custeio que conquistamos a partir das negociações entre o banco e o movimento representativo dos trabalhadores", afirmou Fabiana, referindo-se ao modelo que prevê a responsabilidade da Caixa sobre 70% dos custos assistenciais e 30% para os usuários.

Em outro painel, o coordenador da CEE/Caixa Dionísio classificou como primordial a necessidade de conscientizar os trabalhadores de que a busca pela redução de custos nas empresas estatais se baseia na retirada de direitos dos trabalhadores, começando pelos aposentados. "O enfraquecimento da Caixa e demais estatais serve à estratégia de privatização perseguida pelo governo", disse Dionísio.

A partir dos debates realizados ao longo de todo o dia, as entidades que representam os usuários de planos de saúde de estatais subscreveram um manifesto contra as minutas de resolução CGPAR.