Quem acredita na arte vem 400 04.06.jpeg

04/06/20 12:28 / Atualizado em 05/06/20 16:21

Diretor sociocultural convida empregados a participar do Talentos 2020

Nilson de Mora Júnior destaca a importância da arte nestes tempos de isolamento social e garante que a Fenae e as Apcefs prepararam um Talentos especial este ano

Aposentado desde 2017, Nilson de Moura Júnior assumiu seu mandato como diretor sociocultural da Fenae em plena pandemia, em posse virtual e com o desafio imediato de coordenar a realização do Talentos 2020, o concurso cultural do empregado a Caixa que já é uma tradição da categoria.

Nesta entrevista, ele fala sobre suas expectativas para o  Talentos Fenae/Apcef 2020, que teve suas inscrições prorrogadas até o dia  21 de junho.

Fenae - Qual a importância do Talentos para a integração do associado e empregado Caixa?

Nilson - O Talentos, que é um concurso cultural promovido conjuntamente pela FENAE e APCEF, faz com que os associados e empregados Caixa passem, muito além do consumo, à produção cultural. O Talentos abre a possibilidade de divulgação dessa produção para todos os empregados Caixa, que participam ativamente, votando em suas obras preferidas. Aquela foto, poema ou música que ficavam guardados em gavetas, agora ganham vida e estão disponíveis para todo o país.

A Fenae tem uma abrangência nacional e isso faz com que haja uma integração entre todos os participantes e empregados, culminando numa grande final realizada com a participação dos primeiros colocados em cada categoria por estado. O ponto máximo do Concurso que é um grande evento final com a participação dos classificados nos estados.

Fenae - Nestes tempos de pandemia, a arte pode auxiliar no enfrentamento das incertezas e inseguranças que todos sentem?

Nilson - A arte é a nossa expressão mais genuína de uma vida criativa e feliz. Ela alimenta a alma e está desde sempre na história da humanidade. Neste momento que estamos vivendo, ela é mais importante ainda. Ouvir música, ler, assistir filmes, já são atividades que promovem sentimentos e momentos prazerosos. Usar a criatividade para produzir obras artísticas traz compensações emocionais únicas ligadas ao sentimento de realização. É uma das capacidades exclusivas do homem. Por isso, convido a todos os empregados Caixa a participarem deste grande movimento de arte e cultura que é o Talentos Fenae Apcef.

Fenae - A cada ano aumenta mais o número de participantes e obras inscritas, você acredita que o Talentos já faz parte da cultura do empregado Caixa?

Nilson- Sim, o Talentos, assim como os jogos da Fenae, já é uma realidade do empregado da Caixa, faz parte do seu calendário, recebemos várias mensagens de empregados dando sugestões, ou preocupados com a edição deste ano. Olhando para os números de obras e inscritos, percebemos que, mesmo com a crise da pandemia, os empregados continuam se inscrevendo, de qualquer forma estamos acompanhando de perto, para realizar um concurso tão bom ou melhor que os anos anteriores.

Fenae - Há alguma novidade para este ano?

Nilson - A grande novidade deste ano é que a etapa estadual será toda on-line. Assim protegemos as pessoas e ainda mantemos o concurso acontecendo. Essa etapa já era quase toda on-line mesmo, a única diferença é que a seletiva da música agora também será. Mas os participantes não têm com o que se preocupar, a não ser com as suas obras e participação, pois a Fenae e as Apcefs já providenciaram todos os ajustes necessários. Agora é só fazer a inscrição. Outra novidade é a ampliação para os participantes do desenho infantil, agora participantes de até 13 anos podem participar

Fenae – Qual o recado que você quer passar para o empregado Caixa para incentivá-lo a participar?

Nilson - Nós da Fenae e das Apcefs estamos preparando um Talentos muito especial para o empregado Caixa. Sabemos por tudo o que ele está passando e também a população em geral. Esperamos trazer um alento e uma oportunidade de nos unirmos em torno de algo que traga energias positivas para todos. O nosso trabalho passa pela defesa do Pessoal da Caixa, dos bancários, do trabalhador e da sociedade nas suas liberdades de forma ampla, e isso passa também pelo direito à cultura. Então, mais uma vez, convido os colegas da Caixa a se inscreverem. Quem acredita na arte, vem!

Saiba mais sobre o concurso cultural

Então não perca tempo! Vem fazer parte dessa iniciativa da Fenae em parceria com as Apcefs, que promove a cultura e o potencial artístico dos empregados da Caixa. Com a prorrogação das inscrições, mudaram também as demais datas do calendário do Talentos Fenae Apcef 2020, que se dará em duas etapas- estadual e nacional.  A etapa estadual, por conta do cenário da pandemia do coronavírus, será online no período de 21 de junho a 10 de setembro (conforme calendário abaixo).

Podem se inscrever no concurso cultural empregados Caixa ativos, aposentados ou pensionistas, mas apenas os associados às Apcefs vão concorrer aos prêmios nos estados e na fase nacional.

As inscrições para o Talentos são gratuitas. Acesse www.fenae.org.br/talentos  para se inscrever.

O candidato deverá preencher todos os itens obrigatórios do formulário de inscrição on-line; cadastrar o título e a letra da obra; inserir o nome completo e CPF do coparticipante, caso exista coparticipação na obra cadastrada.

O concurso cultural Talentos possui quatro categorias e oito modalidades. São elas: Foto e filme, Artes Visuais (Desenho/Pintura e Desenho infantil), Literatura (Contos/Crônicas e Poesia) e Música (Composição e Interpretação). Você pode participar nas oito modalidades e inscrever até duas obras em cada uma.

Confira o novo calendário da etapa estadual:

Inscrições: 13/04 a 21/06

Etapa estadual: 21/06 a 10/09

Votação popular estadual: 26/06 a 24/07

Avaliação técnica estadual das categorias Foto &Filme, Artes Visuais e Literatura: 26/06 a 31/07

Envio de vídeos da categoria Música para avaliação técnica: 01/08 a 16/08.

Avaliações técnicas da categoria Música: 20/08 a 18/09.

Resultado da fase estadual: 17/09 (todas as modalidades)