15/04/14 08:15 / Atualizado em 15/04/14 08:14

Diap prepara a cartilha “Eleições gerais de 2014: orientação a candidatos e eleitores”

Objetivo é valorizar o voto consciente, defender a ética na política e a transparência no exercício de funções públicas, pressupostos que dependem de uma boa escolha

Fenae Net

Vem aí mais uma cartilha a ser publicada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O documento, denominado “Eleições gerais de 2014: orientação a candidatos e eleitores”, tem o objetivo de valorizar o voto consciente, defender a ética na política e a transparência no exercício de funções públicas, pressupostos que dependem de um boa escolha.

A cartilha fornecerá uma visão global de todas as etapas da campanha eleitoral deste ano, com informações precisas para a conquista do mandato de representação parlamentar.

Quem desejar adquirir exemplares da versão impressa, deve manter contato com o Diap pelo telefone (61) 3225-9744 ou pelo e-mail iva@diap.org.br.

Afastamento do dirigente sindical
O Diap esclarece que o dirigente sindical que pretende disputar as eleições deste ano deve afastar-se da entidade a qual está ligada a partir do dia 5 de junho (quatro meses) antes do pleito, cujo primeiro turno de votação ocorre em 5 de outubro, e o segundo turno no dia 26 do mesmo mês.

Ainda segundo o Diap, caso não se afaste da atuação em favor dos trabalhadores, o dirigente sindical pode tornar-se inelegível. Esse afastamento não é definitivo e tampouco implica na renúncia do cargo ou da função na entidade sindical, caso o dirigente não tenha seu nome aprovado nas convenções partidárias.