12/03/14 07:14 / Atualizado em 12/03/14 07:14

Diap diz que política de recuperação do salário mínimo deve ser uma das prioridades do movimento sindical para 2015

Alerta é feito porque o poder econômico, por intermédio dos grandes jornais, já iniciou uma campanha pelo fim dos aumentos reais, sob o fundamento de que esse mecanismo causa inflação

Fenae Net

Como a política de recuperação do salário mínimo, instituída pela lei 12.382, de 25 de fevereiro de 2011, prevê aumento real até 2015, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) solicita que o movimento sindical brasileiro inclua esse tema entre suas prioridades para o próximo ano. O alerta é feito porque, segundo o Diap, “o poder econômico, por intermédio dos grandes jornais, já iniciou uma campanha pelo fim dos aumentos reais, sob o fundamento de que esse mecanismo causa inflação”.

Para que a valorização do salário mínimo seja estendida para o período de 2016 a 2019, o governo federal deverá enviar ao Congresso Nacional novo projeto de lei até a data de 31 de dezembro de 2015. Com base nisso, o Diap diz que o movimento sindical deve iniciar desde já o trabalho para renovação da política de recuperação do salário mínimo.

O órgão acredita ser preciso, de um lado, mostrar a importância estratégica dessa política para a inclusão social e, de outro, promover reunião com todos os candidatos a Presidente da República para arrancar deles o compromisso de manter o aumento real para o salário mínimo entre 2016 e 2019.

Eleições gerais 2014
O Diap está finalizando a cartilha “Eleições Gerais 2014: orientação a candidatos e eleitores”, com o objetivo de valorizar o voto consciente, defende a ética na política e a transparência no exercício de funções públicas. Esses, na opinião do órgão, são pressupostos que dependem de uma boa escolha.

A publicação fornecerá uma visão global de todas as etapas da campanha com informações para a conquista do mandato de representação parlamentar.

Tão logo esteja pronta, a cartilha será distribuída para os filiados e colocada à venda. Entidades de trabalhadores interessadas na co-edição devem manter contato com o Diap pelo portal www.diap.org.br.