19/12/13 06:34 / Atualizado em 19/12/13 06:33

Diap comemora 30 anos de atuação em defesa dos trabalhadores nesta quinta-feira

São três décadas de existência e dedicação à formação e à conscientização da classe trabalhadora, por intermédio das entidades sindicais afiliadas. Entidade foi criada em 19 de dezembro de 1983

Fenae Net

Nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) comemora 30 anos de existência e dedicação à formação e à conscientização da classe trabalhadora, por intermédio das entidades sindicais filiadas.

Criado em 19 de dezembro de 1983, o Diap atua como órgão de assessoria parlamentar das entidades sindicais dos trabalhadores, congregando centrais, confederações, federações, sindicatos e associados, distribuídas em todo o país. No Congresso Nacional, por exemplo, faz a ponte entre os parlamentares e o conjunto do movimento sindical.

Em três décadas de fundação, o Diap tem muito a comemorar. Sua atuação foi decisiva na elaboração da Constituição de 1988 (conhecida como “Carta Cidadã”), tendo sua proposta incorporada quase na íntegra no capítulo da ordem social. O aniversário da entidade foi comemorado em sessão solene no Congresso Nacional, realizada no início de dezembro.