2020_12_03_Dia-Internacional-de-Luta-das-Pessoas-com-Deficiencia-600x400px 03.12.png

03/12/2020 18:47 / Atualizado em 03/12/2020 18:50

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência reivindica atuação efetiva na luta por inclusão

A data lembra a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e a eliminação do capacitismo

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente no dia 3 de dezembro. A data tem por objetivo lembrar a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e a eliminação do capacitismo - discriminação e o preconceito social contra deficientes.

Nesse ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o tema ‘Construir melhor: em direção a um mundo pós-covid inclusivo, acessível e sustentável’. Além de todos os problemas enfrentados, a pandemia do novo coronavírus piorou ainda mais a procura por trabalho dos profissionais com deficiência, 93% relatam dificuldades, segundo pesquisa realizada pela empresa brasileira Catho.

O problema não é novo e está longe de ser resolvido. Apesar da lei de cotas, no ano passado, apenas 1,75% dos empregados da Caixa eram PCDs. A Lei de Cotas Nº 8.213 determina que empresas com 100 ou mais funcionários são obrigadas a preencher de 2 a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência. Além de não contratar, a Caixa ainda realiza demissões em período probatório.

A data de hoje exige que toda as pessoas olhem para essa causa e se esforcem de forma efetiva para eliminar a exclusão no mercado de trabalho, na educação e em todos os âmbitos da sociedade.