20210427_dia do trabalhador 600x400 quiz.png

30/04/2021 14:01 / Atualizado em 30/04/2021 17:16

Dia do Trabalhador: qual líder trabalhista você é?

Responda ao quiz da Fenae e descubra!

Lula, Margarida Alves, Luiz Gushiken? Com qual desses grandes líderes você se parece? Para comemorar o Dia do Trabalhador, a Fenae criou um questionário no buzzfeed para você se divertir e conhecer um pouco mais sobre a história de pessoas que são símbolos da luta pelos direitos dos trabalhadores no Brasil.

Laudelina de Campos Melo, por exemplo, é ícone da luta das mulheres trabalhadoras domésticas e da população negra no País. Ela criou o primeiro sindicato das domésticas, isso em 1936! Em sua atuação sindical, Laudelina levantou bandeira contra o preconceito racial e a discriminação das mulheres. Atuou como militante até sua morte, aos 86 anos.

A Proposta de Emenda Constitucional 72/2013, conhecida como PEC das Domésticas, certamente passa pela história de luta desta mulher. Benedita da Silva, ex-doméstica e primeira senadora negra do Brasil, disse que se inspirou em Laudelina durante a relatoria da PEC na Câmara.

Você se identifica com esta história? Então clique aqui, responda ao quiz e saiba com qual líder dos trabalhadores você se parece!