DiadeLuta230817.jpg

27/09/17 07:33 / Atualizado em 27/09/17 07:40

Dia de luta alerta para o desmonte e precarização dos bancos públicos

Em mais uma quarta-feira de mobilização, empregados da Caixa vão defender o banco 100% público e melhores condições de trabalho

Não ao desmonte dos bancos públicos e por melhores condições de trabalho. Essas são algumas das mensagens que os empregados da Caixa Econômica Federal vão transmitir durante as mobilizações que ocorrerão em todo o país, nesta quarta-feira (27). Os atos semanais são feitos para dar maior esclarecimento à população: a atual ofensiva do governo é de ataque ao papel social dessas instituições.

Agências terão serviços paralisados e atos serão organizados pelos trabalhadores, com objetivo de chamar a atenção para o que vem sendo praticado pela direção da Caixa: reestruturações e fechamento de agências. Em resumo, são duas práticas administrativas que implicam em desmonte - o que acaba tornando precário o atendimento à população. Nas mobilizações, os trabalhadores vão distribuir material informativo para a população.

As entidades representativas da categoria sublinham os diversos problemas que estão ocorrendo na Caixa. “São contradições em relação ao papel social do banco público. A Caixa é que tem segurado a economia do país. Na contramão de tudo isso, temos o governo e a direção da empresa executando um plano para diminuir o tamanho do banco, a exemplo da redução do quadro de pessoal”, diz o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

“Nos posicionamos contrários ao fechamento de unidades e reforçamos que a Caixa é um banco que deve manter sua presença em todo o país, que isso faz parte de sua função social. Vamos alertar os brasileiros de que o banco público, responsável por cerca de 70% do crédito imobiliário e por programas sociais fundamentais para o país, está sendo desmontado”, diz Dionísio Reis, diretor da Fenae e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa).