Notícias

22/01/2010 12:12 / Atualizado em 22/01/2010 12:17

minuto(s) de leitura.

Dia da Aposentado é comemorado com muita alegria na Apcef Rio Grande do Sul

O dia de ontem, 21 de janeiro, foi totalmente dedicado às Aposentadas, aos Aposentados e Pensionistas, em uma festa muito especial, promovida pela Apcef Rio Grande do Sul com apoio da Fenae! A comemoração do Dia do Aposentado(a), dia 24 de janeiro, foi realizada em um grande encontro com uma programação totalmente diferenciada para os associados que acompanham a Apcer. É o caso do associado Flávio Petersen: "Sou associado desde o início da Apcef. Comemorei meu casamento aqui, trouxe várias vezes meus filhos para utilizarem a área de piscinas. Tenho uma história vivida na Apcef."

A associada Salete Maria Matjje é associada desde 1975, quando entrou na Caixa. Ela comenta que sempre foi participante ativa da associação: "Participei do grupo de dança gaúcha, de atividades de teatro e por último, da oficina de dança ´É sempre tempo para dançar`. A APCEF está contando com uma excelente estrutura, não só em suas sedes, mas também na área cultural".

Logo que chegavam, os convidados eram recebidos com um brinde da Panvel, parceira do evento, e eram convidados a participar das atividades orientadas de alongamento, com o professor Carlos Rodrigues, ou realizar uma relaxante sessão de massoterapia seguida por um tratamento de pelling facial, promovido pela conveniada do Apcef Saúde Lizeth Soares Amado da Silveira.

A diretora presidenta Célia Zingler e as diretoras de Aposentados e Saúde, Noeli Serra e Maria Tereza Bernd recepcionaram os convidados no Salão Panorâmico, em belo cenário à beira do Guaíba. As diretoras Noeli e Maria Tereza também compõe o comitê de acompanhamento do Saúde Caixa. Os(as) participantes do evento foram convidados(as) a assinar o abaixo-assinado por melhores condições de saúde na Caixa, promovido por entidades sindicais e associativas.

No próximo momento, ocorreu a palestra sobre Medicina Anti-envelhecimento com a gerontóloga Clarice Luz. Clarice explicou que medidas podem auxiliar para uma melhor qualidade de vida, relatando as experiências com tratamentos com reposição hormonal. Em uma abordagem reflexiva, a especialista criticou o "marketing da saúde" e deu dicas para viver mais e melhor a fase do envelhecimento. Segundo a especialista: "Existe uma cultura de tratamento da doença, em vez da prevenção. O ideal é tratar antes que a doença se manifeste."

Após a palestra, foi servido um saboroso galeto no Salão de Festas, ocorrendo uma grande confraternização entre todos. O momento também foi propício para a reflexão da ação do tíquete na aposentadoria.

No período da tarde, aconteceu a palestra com Izabel Ibias, psicanalista e apresentadora do programa Viva Bem, apresentado semanalmente às 20h30 na TVE e com reprises às 9h30 de sábado. A palestra tratou da resolução criativa de conflitos, buscando a motivação nesta fase da vida. Segundo a psicanalista: "Em uma sociedade jovem, o idoso deve entender que ele nunca deixa de contribuir: apenas contribui de uma maneira diferente. É preciso redescobrir a potencialidade como ser humano, percebendo que a chave do bem-estar emocional reside no controle das emoções negativas".

Utilizando-se de sua ampla experiência em teatro, Izabel oferece um trabalho diferente: uma palestra interativa. Os participantes foram convidados a realizarem diversas atividades: tocar o colega ao lado, realizar dobraduras e até mesmo uma coreografia de dança. A música de Milton Nascimento "Eu caçador de mim" embalou parte das atividades. Muitos convidados se emocionaram. Como finalização, uma flor simbolizou os vários momentos de vida de cada um, que se uniram em um grande grupo de celebração.

E a programação especial para os aposentados seguiu com muita descontração, com a apresentação do músico e também conselheiro da Apcef, Marcelo de Marchi. O cantor emocionou-se em tocar para um público tão receptivo e com quem ele tem uma ligação e uma história, como o da Apcef.

A Apcef Rio Grande do Sul agradece ao apoio da Fenae e aos parceiros: Panvel e Lizeth Soares Amaro da Silveira. Lembramos que a Apcef Rio Grande do Sul é feita para seus associados, agradecemos a presença de todos e até o próximo encontro!

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado