_MCPC2-600x400.jpg

15/12/16 06:48 / Atualizado em 15/12/16 08:56

Destine até 6% do IR devido e ajude a levar cultura para populações de baixa renda

Não perca o prazo para aderir ao MCPC, que termina no domingo, 18 de dezembro. Com a doação, Fenae e Apcefs fazem circular projetos culturais pelo país por meio do Eu Faço Cultura

Termina domingo (18) o prazo para os empregados da ativa e aposentados da Caixa Econômica Federal aderirem ao Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC) e, assim, ajudarem a Fenae e as Apcefs a democratizarem o acesso à cultura no país. Aderir ao MCPC implica na destinação de até 6% do Imposto de Renda devido. É com esses recursos que é realizado o Eu Faço Cultura (EFC), que têm levado bens e produtos culturais para pessoas mais carentes.

Em 10 anos, o EFC já beneficiou mais de 600 mil pessoas e 50 instituições, passando por mais de 70 cidades com mais de 200 eventos realizados. Mais de R$ 31 milhões foram arrecadados e investidos. Apenas em 2016, mais de 85 mil ingressos foram distribuídos, especialmente de espetáculos de teatro, shows e cinema. Mais de 750 mil pessoas, entre alunos de escolas públicas, ONGs e beneficiários de programas sociais, estão cadastradas na plataforma.

O diretor de Cultura da Fenae, Moacir Carneiro, lembra que a adesão ao MCPC foi incentivada nos grandes eventos da Federação este ano. “Estamos aproveitando todas as oportunidades para sensibilizar as pessoas, lembrando que as adesões contribuem para esse importante projeto. Essa doação vale muito e não custa nada, já que o dinheiro sai do IR devido. Faltam poucos dias para o fim do prazo e precisamos intensificar as contribuições”, frisa.

Como aderir ao MCPC

Para aderir basta acessar o site http://mcpc.mundocaixa.com.br e seguir as instruções. O MCPC foi criado em 2006 e, desde então, tem espalhado cultura pelo país. Além dos empregados e aposentados da Caixa, também podem participar funcionários da Fenae, Apcefs, Caixa Seguros, PAR Corretora e Funcef, desde que tenham cadastro ativo no Mundo Caixa. Até o momento, foram mais de 2.200 adesões.

Eu Faço Cultura

O modelo do Eu Faço Cultura se baseia na distribuição de ingressos de cinema, teatro, shows e outros produtos culturais para atender a populações de baixa renda. Também está atuando na renovação de bibliotecas de escolas públicas. O resgate dos ingressos também pode ser feito pelos que aderiram ao MCPC no ano anterior, por meio do site www.eufacocultura.com.br.

Assista ao vídeo sobre o MCPC.