03/01/14 07:18 / Atualizado em 03/01/14 07:18

Demissões nos bancos levam o título da São Pilantra 2013, evento organizado pelo Seeb/SP

Evento foi realizado em 26 de dezembro do ano passado e, na ocasião, o sistema financeiro nacional foi representado pelo Lord Exploration. Trata-se de paródia bem-humorada da São Silvestre

Fenae Net

As milhares de demissões promovidas pelos cinco maiores bancos que operam no Brasil, que tanto assombraram os bancários no ano passado, conquistaram com folga o título de campeã da São Pilantra 2013, o santo padroeiro das elites do Brasil. O evento foi realizado em 26 de dezembro e, na ocasião, o sistema financeiro nacional foi representado pelo Lord Exploration.

O pódio também foi ocupado por representantes individuais dos três maiores bancos privados do país: Itaú (dupla Bob Entuba e Salles), Santander (Satã-Der) e Bradesco (Brá Brá Brá). Esse triunvirato, junto com o HSBC e o Banco do Brasil, segundo o Seeb/SP, fechou 6.977 postos de trabalho entre janeiro e setembro de 2013. Essa prática, aliás, ficou na contramão da economia brasileira, que gerou 1,3 milhão de novos empregos no mesmo período.

De fora da lista, a Caixa Econômica Federal apresentou saldo positivo, devido à contratação de 3.893 empregados. Esse número, na avaliação do sindicato paulistano, é ainda insuficiente para diminuir a sobrecarga dos bancários das agências e outras concentrações.

A corrida de São Pilantra, paródia bem-humorada da São Silvestre, é realizada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região desde 1998, quando a entidade criou a brincadeira para pressionar o antigo banco Mercantil de São Paulo (primeiro vencedor da São Pilantra e hoje controlado pelo Bradesco) a pagar a participação nos lucros e resultados devida aos funcionários. Os “atletas”, símbolos da pilantragem contra a categoria bancária, percorrem a Avenida Paulista.