28/09/10 18:38 / Atualizado em 28/09/10 18:42

Deflagração da greve dos bancários já repercute na imprensa

O Globo e G1 destacam que o movimento é por tempo indeterminado

Os bancários decidiram entrar em greve a partir desta quarta, por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleias realizadas na noite desta terça-feira (28) em várias regiões do país.

Seguindo orientação da direção do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a categoria rejeitou a proposta da Federação dos Bancos (Fenaban) que oferecia reposição da inflação (4,29%), sem aumento real de salários.

Os bancários têm data-base em 1º de setembro e a pauta de reivindicações foi entregue à Fenaban no começo de agosto. A categoria pede aumento de 11%, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), vale-refeição, vale-alimentação, auxílio-creche, pisos maiores, auxílio-educação para todos, segurança contra assaltos e sequestros e melhores condições de saúde, entre outros pontos.

Na sexta-feira (1), o sindicato deve realizar outra assembleia para definir os rumos do movimento.

Segundo dados da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), até as 20h40 desta terça-feira, a greve havia sido aprovada por 25 sindicatos, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.