03/12/15 22:00 / Atualizado em 04/12/15 18:21

Definidos os finalistas do Música Fenae 2015. Votação do júri popular já está aberta

A grande final acontece nesta sexta-feira (4). Após a premiação, haverá shows da Banda Versalle e da cantora Margareth Menezes com participação de Alceu Valença

Definidos os finalistas do Música Fenae 2015. Após dois dias de eliminatórias, os representantes das Apcefs Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe se classificaram para a grande final, que acontece nesta sexta-feira, 4 de dezembro, em Recife (PE). O público já pode escolher a música de sua preferência. A votação do júri popular foi aberta logo após o anúncio dos 12 finalistas e prossegue até às 19h desta sexta. Para votar, acesse http://votacao.fenae.org.br ou www.fenae.org.br/musicafenae2015.

Participaram desta 12ª edição do festival representantes de 24 Apcefs. Na primeira eliminatória, realizada ontem (2), se apresentaram 12 músicos. Na eliminatória desta quinta-feira (3), ocorreram mais 12 apresentações. O Música Fenae está sendo marcado por uma diversidade de ritmos como samba, rock e cantigas de viola. O diretor de Cultura da Fenae, Moacir Carneiro, parabenizou os participantes pelo alto nível da disputa. “Todos são vitoriosos, independentemente da classificação para a finalíssima do festival”, disse.

A segunda noite do Música Fenae começou com a apresentação do coral da Apcef/PE, “Canto da Caixa”, que atua há seis anos. O grupo apresentou clássicos da MPB como “Ponta de Areia” de Milton Nascimento e Fernando Brant, e “Você vai me seguir”, de Chico Buarque de Holanda, além de clássicos regionais como “Esperando na Janela”, de Targino Gondim, e “Vida de Viajante”, de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha. Depois, tiveram início as apresentações dos concorrentes do Música Fenae 2015.

Os primeiros a subirem ao palco foram Leandro Nesello e Gerson Knochenhauer, da Apcef/SC, com a música “ O tempo, a vida, a estrada e o amor”. Em seguida, os representantes da Apcef anfitriã, Rafael Neves e Rodolfo Santiago, defenderam a canção “Mudar de rádio”. Dan Grasso representou a Apcef/SP com a música “Última estação”.

Em seguida se apresentaram os músicos das seguintes Apcefs: Paraná - Márcio Deflon, com “Autorretrato”, composta por Ednilson Estevam da Silva; Piauí - Donaldo Nogueira e Leonam Morais, com “A fascinante tarefa de viver”, de autoria dos dois em parceria com João Sales Neto; Goiás - Tião Sodré, com a canção “Outros sóis”, composta por Cesinha.

A Apcef/PB foi representada por  Gláucia Cavalcanti , que compôs e interpretou a música “Cantar”; Ítalo Moreira, representante da Apcef/MT, apresentou “Pra sempre te amar”;  o Amazonas foi  representado pelos campeões do Música Fenae 2013, Candinho e Candinho Júnior, com a música “Canção das lavadeiras”; Camila Bandeira e Giovani Costa representaram a Apcef/PA com a música “Na levada da maré”, composição de Francisco Alenilson;  Ronaldo Oliveira foi o intérprete da música de autoria de Eduardo Lincoln Farias de Lucena, “O dom do amor”, representando a Apcef/RJ. As apresentações foram encerradas pelos representantes de Alagoas, Geraldo Rizzo e José Milton, com a música “Quando a luz acende (rótulos)”.

Final

Nesta sexta-feira, na grande final, serão premiados o melhor intérprete e os cinco primeiros colocados na principal categoria, a de melhor música, além do vencedor do júri popular. Os vencedores do Música Fenae 2015 receberão troféus e pontos no Mundo Caixa. As 24 canções serão gravadas no CD oficial do festival, e durante a final haverá a gravação do DVD ao vivo.