15/02/12 08:27 / Atualizado em 15/02/12 08:27

CUT realiza seminário nacional sobre paridade entre homens e mulheres

Fenae Net

“Igualdade no trabalho e na vida”. Sob este tema, a Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT realiza em São Paulo, entre os dias 15 e 16 de fevereiro (hoje e amanhã), o seminário nacional sobre paridade entre homens e mulheres. O evento servirá de palco para a Central Única dos Trabalhadores (CUT) lançar uma campanha da paridade em nível nacional.

O seminário da CUT debaterá, entre outros assuntos, temas relacionados à importância e o sentido político da paridade, discutindo ainda os limites da atuação das mulheres nos espaços políticos. A plenária final do evento, agendada para quinta-feira – dia 16 de fevereiro, aprovará calendário, estratégias, cronograma de ações e proposta de texto para divulgação posterior.

Contraf/CUT: jornal sobre as trabalhadoras bancárias
A partir do próximo dia 27 de fevereiro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) disponibilizará para os sindicatos de bancários de todo o país uma edição especial de um jornal sobre as trabalhadoras bancárias. A opção será por um formato eletrônico, para que as entidades sindicais reproduzam o material em suas bases.

A publicação tem por objetivo subsidiar os sindicatos e uniformizar o debate e as reivindicações das mulheres nacionalmente. Para isso, o conteúdo temático do jornal será o seguinte: estudo do Dieese sobre emprego, renda e carreira das bancárias; vida profissional e vida familiar: as relações compartilhadas como solução; mulheres no mundo sindical e um chamado para a sindicalização; e histórico das lutas das mulheres e as conquistas da categoria bancária.

O jornal da Contraf/CUT será alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.