Notícias

Cerveja curso 600 400.jpeg

26/09/19 17:28 / Atualizado em 26/09/19 17:33

minuto(s) de leitura.

Curso de degustação e harmonização guiada de cervejas artesanais é promovido em Aracaju

História e produção estavam dentre os temas explorados pelos amantes de cervejas artesanais na aula promovida pela Fenae em parceria com a APECF/SE

A cerveja é uma preferência nacional. E para conversar um pouco sobre a história e degustar essa bebida apreciada por milhares de brasileiros, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), em parceria com a Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal em Sergipe (Apcef/SE), promoveu um curso na noite desta quarta-feira (25).

O curso presencial Degustação e Harmonização Guiada de Cervejas Artesanais reuniu cerca de 30 pessoas, para ouvir as experiências de Marcelo Salviano, professor, cervejeiro caseiro desde 2012 e somelier de cerveja pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB).

Ele, que coordena o grupo de pesquisa e extensão na área de fabricação de cervejas artesanais desde 2012, comenta sobre a experiência de trazer o curso para Aracaju.

“Um curso de degustação como este, mesmo simples e rápido, consegue dar uma boa noção para a pessoa escolher o que ela gosta e o que não gosta, qual a sua preferência, e conhecer melhor as propriedades básicas da cerveja. Fico satisfeito em trazer um movimento de personificação da cerveja que, não deixa a pessoa presa as cervejas comerciais e incentiva o beba local”, ressalta.

A atividade é uma das ofertas da Rede de Conhecimento, plataforma que oferece cursos dos mais diversos assuntos aos associados da Caixa espalhados pelo país, tanto de forma online, quanto presencial.

Da teoria à prática

O presidente da Apcef/SE, Diogo Melo, conta como é importante trazer essa experiência aos associados sergipanos e como as iniciativas da Fenae são primordiais aos associados.

 “A gente tenta oferecer o melhor aos nossos associados e teremos dois dias bacanas de curso. Na Rede de Conhecimento, existem muitos cursos interessantes como este. Nós compramos a ideia, o instrutor, uma pessoa bastante legal e explicativa, veio e deu uma aula muito instrutiva”, conta.

Além da aula teórica, com explicação histórica e alusão ao processo de fabricação, os associados degustaram diversos tipos de cervejas para entender os ingredientes e compreender as diferenças de cada bebida exposta, a exemplo de Carlos Pedral.

“Eu sou um amante de cerveja e resolvi participar do curso, porque gosto da cerveja comum e depois que descobri as artesanais, passei a ser mais exigente. O curso nos dá mais percepção sobre todos os conceitos, que vai da fabricação, passa pelos ingredientes, ou seja, uma experiência sensorial”, explica o associado.

Levando adiante

A aluna Isabelle Melo reforça que, o que foi ministrado no curso, será levado para o seu dia a dia. “Fiz o curso, por gostar de cerveja. Acredito que a cerveja une as pessoas, no sentido de socializar e integrar. E tenho certeza que vou levar o aprendizado à diante, para os meus amigos, para a minha família, afinal, é uma experiência única”, declara.   

O curso será finalizado hoje, na sede da Apcef/SE, onde haverá um sorteio de um kit e a certificação dos participantes. Para saber mais sobre este curso e os demais é necessário acessar a plataforma www.fenae.org.br/rededoconhecimento para obter mais informações.

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado