SeminarioSaudePrevidencia-600x400.jpg

03/11/17 06:30 / Atualizado em 07/11/17 11:54

Curitiba e Brasília são as próximas paradas do Seminário Saúde e Previdência

Modelo de custeio do Saúde Caixa, CPC 33, balanço da Funcef e contencioso estão entre as pautas dos debates. Na capital paranaense, o evento ocorrerá no Espaço Cultural e Esportivo do sindicato de Curitiba e Região

O mês de novembro começa com o Seminário Saúde e Previdência ocorrendo em Curitiba (PR), no sábado (4) e no domingo (5). Em Brasília (DF), será no dia 17. Os eventos são promovidos pela Fenae, com apoio das Apcefs, federações e sindicatos de bancários e, em algumas localidades, também das associações de aposentados da Caixa. Na semana passada, os debates foram realizados em Recife (PE) e em Aracaju (SE).

Voltadas para os empregados da Caixa, as discussões abordam questões como Saúde Caixa, Funcef, Reforma da Previdência e problemas provocados pelo programa Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP), que vem sendo implantado pela direção do banco. Em razão da atual conjuntura do país, têm sido abordados ainda os principais assuntos que permeiam o desmonte da Caixa e das empresas públicas.

Na capital paranaense, o evento será realizado pela Fetec-CUT/PR e seus sindicatos filiados, no Espaço Cultural e Esportivo do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região (Rua Piquiri, 380 - Rebouças). No sábado, das 9h às 18, os debates vão tratar do Saúde Caixa, com exposição de Plínio Pavão, assessor da Fenae. No domingo, das 9h às 13h, o tema será Funcef, e o expositor será Paulo Borges, também assessor da Federação.

Para Fabiana Matheus, a diretora de Saúde e Previdência da Federação, a mobilização e união dos participantes dos fundos de pensão e usuários do plano de saúde é fundamental para a manutenção dos direitos. “Os colegas da Caixa precisam conhecer a fundo o que está em jogo, para que possamos lutar por nossos interesses e para sermos ouvidos. Isso é fundamental para a manutenção de direitos duramente conquistados”, afirma.

João Pessoa (PB) também deverá receber o evento no próximo mês. As entidades interessadas podem agendar uma data com os assessores da Fenae. Desde meados de agosto, os debates já ocorreram em Vitória (ES), Teresina (PI), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Blumenau (SC), São Luís (MA) e Porto Alegre (RS). “Estabelecemos essa agenda de corpo a corpo com as entidades devido à necessidade de ampliar as estratégias para enfrentarmos a ofensiva do governo que tenta enfraquecer a Caixa e os trabalhadores”, completa Fabiana Matheus.