oGlobo1600x400.jpg

14/09/20 20:16 / Atualizado em 15/09/20 10:49

Crítica da Fenae à reforma administrativa é notícia na imprensa nacional

O envio da carta aberta ao Congresso foi notícia no site do jornal O Globo nesta segunda-feira, 14

A matéria, assinada pela jornalista Bela Megale, publicada na tarde desta segunda (14) no site do jornal O Globo, dá destaque ao documento aberto enviado pela Fenae ao Congresso Nacional neste mês, em que a entidade que representa os empregados da Caixa critica duramente a reforma administrativa proposta pelo governo federal.

O objetivo desta reforma é beneficiar os 'amigos do Rei' e punir quem presta serviços essenciais à sociedade”, afirmou  o presidente da Fenae, Sérgio Takemoto à jornalista, para quem a PEC da reforma “corta na carne” de quem está à frente do atendimento à população e “mantém blindada a elite do funcionalismo”.

A reportagem informa ainda que a Fenae está fazendo articulações com a Frente Parlamentar em Defesa dos Bancos Públicos do Congresso, além de ações regionalizadas junto a parlamentares estaduais e municipais contra a reforma. Informa ainda que no documento a Federação afirma que, se aprovado, o projeto manterá privilégios e salários daqueles que formam o topo do poder e mais impactam no orçamento público, como parlamentares, ministros de tribunais superiores, juízes, desembargadores, promotores e procuradores.

Takemoto reiterou que os funcionários da Caixa, responsáveis por operacionalizar diversos programas sociais e também o auxílio emergencial na pandemia, serão diretamente afetados pela PEC.  Segundo a repórter, um dos pontos que mais preocupa o grupo é que a reforma pretende tornar “nula a concessão de estabilidade no emprego ou de proteção contra a despedida para empregados de empresas públicas, sociedades de economia mista e das subsidiárias dessas empresas e sociedades por meio de negociação, coletiva ou individual, ou de ato normativo que não seja aplicável aos trabalhadores da iniciativa privada”.

Leia aqui a íntegra da matéria.