1903_medidasb_600x400.png

19/03/20 12:35 / Atualizado em 23/03/20 17:01

Coronavírus: FUNCEF deve adotar medidas para ajudar os participantes

redPLan e CNPC 30 são ferramentas para amenizar situação dos participantes

A Fenae enviou nesta quinta-feira (19) um documento à Funcef para reivindicar medidas de apoio aos participantes neste momento de dificuldade. Nunca a adoção de mudanças no CredPLan e a implementação da CNPC 30, que estende o prazo de pagamento do equacionamento, foram tão necessários. Ao redor do mundo governos e instituições adotam medidas essenciais que possam garantir a sobrevida das pessoas neste período de calamidade mundial.

O Brasil, com crescimento pífio, e o mundo enfrentam o início de uma forte recessão econômica em decorrência da pandemia do coronavírus. As projeções de contingenciamento da transmissão do vírus preparam as pessoas para o isolamento domiciliar até o fim de junho, e os decretos de fechamento dos estabelecimentos não essenciais à sobrevivência vão gerar grande impacto econômico em todos os setores.

As pessoas vão precisar de medidas que amenizem o impacto financeiro que se impõe e a Funcef tem condições de adotar providências para desonerar os participantes e ajudar aqueles que vão precisar nesse momento. Todos os participantes têm familiares sem renda fixa, autônomos, vulneráveis e os que seguiram o conselho da Funcef e foram empreender para complementar renda, como a própria FUNCEF exaltou, agora estão com atividades suspensas.

O CredPlan é um dos importantes instrumentos da Funcef para isso. Estudos da Fenae já mostram que é possível:

1 - Suspender o pagamento das parcelas por 90 dias

2 - Para novas concessões, estabelecer 90 dias para o vencimento da primeira parcela

3 - Restabelecer a margem consignável levando em conta benefício do INSS

4 - Diminuir a taxa de juros dos empréstimos

A adoção da resolução 30 do CNPC, viabilizando-se a redução das parcelas mensais do equacionamento, é urgente. Não cabe mais empurrar com barriga e dar quaisquer tipos de desculpas. Os participantes precisam. Já precisavam devido ao grande índice de endividamento mapeado pela pesquisa encomendada pela Fenae e agora a urgência toma um outro significado.